Empresas logísticas precisam lidar com grande qualidade e eficiência operacional no seu dia a dia, já que o mercado é cada vez mais competitivo e os consumidores esperam experiências de alto padrão. Uma das maneiras de atender a essas necessidades é por meio da inteligência logística!
Mas, afinal, você sabe o que significa esse conceito, como age nos processos logísticos e quais são os benefícios na sua utilização? Leia este conteúdo e descubra mais sobre o termo e sobre como você pode melhorar a qualidade da sua empresa por meio da inteligência logística.
O que é inteligência logística?
A inteligência logística pode ser entendida como um conjunto de habilidades e conhecimentos adquiridos por uma empresa que contribuem para a sua qualidade operacional, tornando seus processos mais eficazes e rápidos.
Ou seja, a inteligência logística tem como principal objetivo tornar a empresa mais atuante e fazer com que ela atenda às demandas criadas pelos concorrentes, clientes e o mercado em geral. Tudo isso por meio de processos orientados à solução e mais analíticos.
Como a inteligência logística funciona na prática?
Na rotina da empresa, a inteligência logística acontece por meio de uma gestão de processos integrada, ou seja, todas as atividades internas e externas são acompanhadas.
Vale ressaltar que todos esses processos são realizados para entender melhor e estrategicamente as atividades desenvolvidas e, consequente, gerar resultados positivos.
Quais as vantagens da inteligência logística?
Confira as principais vantagens da inteligência logística quando bem implementadas em empresas:
- Redução de custos;
- Otimização de processos;
- Melhora nos resultados;
- Tomada de decisões estratégicas.
Como aplicar a inteligência logística na sua empresa?
Tendo em vista o que é a inteligência logística, como ela age nos processos internos da empresa e quais são os benefícios na sua utilização, é comum que surja o interesse de implementá-la.
Quer saber como aplicar a inteligência logística na sua empresa? Confira algumas dicas nos tópicos abaixo e descubra as principais informações que você precisa saber durante a fase de implementação.
● Desenvolva uma gestão estratégica
Conforme mencionado, é fundamental o acompanhamento de processos (internos e externos) para entender a qualidade das suas operações.
Neste sentido, o gestor logístico da sua empresa precisa atentar-se a todas as atividades diárias desenvolvidas, acompanhar os colaboradores de perto e analisar os pontos fortes e fracos. Desse modo, é possível identificar potenciais pontos de melhoria.
● Organização logística
Outro ponto fundamental para o bom funcionamento da metodologia é a organização logística. Afinal, fazer a gestão de uma empresa desorganizada, sem padrões operacionais e que não está em conformidade com as normas estabelecidas é quase impossível.
Portanto, defina procedimentos-padrão em todas as atividades desenvolvidas e organize-se. Tanto para os colaboradores, quanto para os processos, fica mais fácil mostrar mais resultados quando há organização.
● Seja orientado à melhorias
Estruturar processos e amadurecer etapas/serviços oferecidos é sempre uma necessidade, principalmente quando falamos de empresas menores. Contudo, é necessário que os negócios sejam planejados a longo prazo, procurando sempre por inovações para atender a um mercado dinâmico, com consumidores cada vez mais exigentes.
Aplique a inteligência logística na sua empresa
Procurando por uma forma de melhoras os processos logísticos na sua empresa? Conheça as soluções da Torre de Controle Logística da MOBY e descubra como você pode aplicar o método no seu negócio por meio de um software com tecnologia de ponta!
Com as nossas Torres de Controle, você consegue gerir e acompanhar os diferentes processos presentes na cadeia de distribuição e fazer tudo isso com ferramentas estratégicas, que permitem melhor usabilidade dos seus recursos, gerenciamento de pessoal e até redução de custos.