A importância do PEF (pagamento eletrônico de fretes) para o mercado Logístico.

O transporte de cargas é um mercado que movimenta milhões de reais todos os anos no Brasil. Devido a isso, é fundamental que empresas do ramo e trabalhadores autônomos da área trabalhem sempre em conformidade com os agentes reguladores. O PEF é um dos registros que permite aos profissionais realizar o serviço em conformidade com as autoridades de trânsito brasileiras.

Mas você o que ele é, para que serve e como pode ser feito?  

O que é PEF?

O Pagamento Eletrônico de Frete (PEF) é uma determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) criada para facilitar o pagamento de serviços prestados por prestadores Transportadores Autônomos de Cargas, por Empresas de Transporte de Cargas com até três veículos ou por membros de uma Cooperativa de Transportadores de Carga.

Vale ressaltar que, segundo o Art 4º da Resolução Nº 3.658 da ANTT, o PEF deve ser pago exclusivamente por meio de crédito em conta bancária.

Como funciona a avaliação do PEF?

Mas afinal, como o processo do PEF acontece na prática? Confira abaixo, o passo a passo de como funciona a avaliação e a finalização do PEF entre a empresa e o motorista que realizará o serviço:

  1. A empresa prestadora de serviço define o tipo de transporte e o valor do frete;
  2. Após o recebimento do pedido, a transportadora informa ao banco a prestação de serviço e o contrato do frete eletrônico;
  3. A transportadora confirma a realização do serviço;
  4. O motorista autônomo responsável pelo serviço recebe autorização para sacar o dinheiro;
  5. O caminhoneiro envia o comprovante de entrega da carga para a transportadora liberar o pagamento do saldo e é liberado para realizar o pagamento de despesas gerais (gasolina, pedágio, manutenção do veículo, etc.) com o crédito da empresa.

Vantagens do pagamento PEF na logística

Conforme mencionado, o PEF é importante para que o motorista prestador de serviço realize o seu trabalho em conformidade com os órgãos responsáveis de trânsito. Mas além disso, existem outras vantagen na sua utilização, confira quais são na lista abaixo:

  • Regularização do motorista prestador de serviço;
  • Comprovação legal de serviços prestados e renda;
  • Otimização no processo de emissão e avaliação de contrato;
  • Maior segurança para motoristas e transportadoras;

Regularize e otimize seus processos logísticos

O PEF é um dos fatores de maior relevância para a regularização de fretes realizados por transportadoras de pequeno porte ou motoristas anônimos. Contudo, além de andar em conformidade com a lei, para que uma empresa de transportes cresça e multiplique seus lucros, é fundamental a adoção de procedimentos estratégicos.

A Torre de Controle Logístico da MOBY é uma das opções para quem deseja frotas mais eficientes. Com o nosso sistema é possível fazer o monitoramento de cargas em tempo real, avaliar o desempenho dos seus veículos, calcular o percentual de lucro obtido e diminuir despesas. Acesse nosso site e saiba muito mais sobre as nossas soluções!

plugins premium WordPress