Cada vez mais os brasileiros vêm consumindo conteúdos e realizando ações em plataformas digitais. E com as compras não tem sido diferente, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, desde 2011 o volume de mercadorias compradas na internet cresceu ano após ano, e atingiu um ápice com a chegada da pandemia nos anos de 2020 e 2021. Para atender essas demandas, lojas e marcas de e-commerce precisaram investir para melhorar sua Logística e tiveram de planejar de forma mais estratégica o abastecimento da sua cadeia de distribuição.
Continue lendo e saiba mais sobre o mercado logístico para empresas de e-commerce, qual a sua importância e confira ainda boas práticas que podem ajudar a melhorar os processos internos da sua empresa e aumentar a sua eficiência logística na gestão de mercadorias advindas de vendas online.
O que é logística para e-commerce: qual a diferença?
Explicando de forma simples, a logística pode ser entendida como o compilado de ações e estratégias empresariais que contemplam o transporte e armazenagem de mercadorias com foco em entregá-las aos seus clientes no momento e no local corretos.
Quando falamos de logística para e-commerce os processos não são muito diferentes, pois envolvem as mesmas responsabilidades: entregar o produto certo para o destinatário no momento e local adequados. Contudo, as ações digitais demandam mais esforço por parte das empresas, pois apresentam mais volume de compras e às vezes dependem de entregas de longa distância.
Qual a importância da logística para o e-commerce?
Tendo o conceito de logística em mente fica mais fácil entender porque ela é tão importante para as lojas virtuais.
De forma geral, a logística no e-commerce contempla algumas etapas a mais, como:
- Controle em tempo real do frete;
- Gestão de estoque mais ativa;
- Comunicação com o cliente;
- Garantia de satisfação.
Para atender todas essas novas demandas, as empresas precisam se manter atualizadas, acompanhar o mercado e pensar em estratégias que sejam cada vez mais eficientes e possam ser usadas a longo prazo.
Boas práticas para realizar bons processos logísticos no e-commerce
Porém, é possível atender as demandas necessárias com processos bem estabelecidos e a definição de planejamentos estratégicos.
Continue o conteúdo e confira nos tópicos abaixo para conhecer algumas boas práticas operacionais que podem ser cruciais para o sucesso da sua empresa em trabalhar com logística de e-commerces.
● Escolha uma frota de qualidade
O primeiro a avaliar na hora de planejar uma cadeia de distribuição completa para a sua empresa é a qualidade da sua frota. Independentemente do volume de entregas ou da distância percorrida em cada uma, é fundamental que você utilize veículos regularizados e que estejam prontos para realizar o serviço.
Além disso, é importante que você opte por caminhões que disponham de sensores e GPS para que você consiga fazer o acompanhamento ativo das suas entregas, e garanta um serviço de qualidade, segurança, eficiência e rapidez para os seus clientes.
● Capacite os seus colaboradores
Para garantir o bom funcionamento das suas operações é fundamental que profissionais preparados para lidar com as diversas atividades envolvidas sejam contratados e capacitados.
Proponha treinamentos e capacitações dos seus colaboradores para que eles estejam aptos para desempenhar um bom trabalho, garantam o bom funcionamento das suas operações e saibam lidar com adversidades, que sempre podem acontecer.
● Garanta a experiência do seu cliente
A experiência do seu cliente é o resultado integral de todo o trabalho desenvolvido pela sua empresa, desde a aquisição das mercadorias ou insumos até a entrega do produto para ele e as suas ações de pós-venda. Tendo isso em vista, a satisfação do seu cliente é uma das melhores formas de avaliar a performance do seu negócio.
Por isso, faça pesquisas de satisfação, utilize métricas como o NPS (Net Promoter Score) para mensurar seu desempenho e mantenha uma comunicação ativa com os seus clientes durante todo o funil de vendas.
Melhore sua performance com processos logísticos
Sabemos que altas demandas e o crescimento nas vendas online contribuíram para o mercado logístico, mas que de forma geral pode apresentar algumas seguranças para empresas com processos pouco estruturados.
Você deseja acompanhar as tendências tecnológicas e melhorar seus processos internos por meio da implementação de softwares logísticos? Conheça as soluções da Torre de Controle Logístico MOBY e descubra como você pode amadurecer o seu negócio por meio da otimização da sua cadeia de produção!