Os Centros de Distribuição Logístico são peças-chave para o desenvolvimento de transportes e entregas dentro da cadeia de suprimentos. Afinal, são eles os órgãos responsáveis por armazenar as mercadorias transportadas e gerir esse fluxo de envio e recebimento de forma mais estratégica.
Nesse sentido, é comum que profissionais da área envolvidos na gestão de centros de distribuição logístico busquem novas formas de gerenciar os processos e potencializar os resultados. Para saber como fazer isso de maneira estratégica, leia esse conteúdo até o final!
O que é Centro de Distribuição Logístico?
Um centro de distribuição logístico é uma estrutura física fundamental para o bom funcionamento da cadeia de suprimentos como um todo, responsável por diversas atividades, tais como: armazenagem de produtos, gerenciamento de estoque e distribuição de mercadorias para seus clientes.
Para potencializar os seus resultados, na maioria dos casos, os centros de distribuição logístico são localizados estrategicamente, com acesso fácil e rápido a vias de transporte importantes, rotas de distribuição e grandes perímetros urbanos.
Outra informação importante sobre centros de distribuição é que eles podem ser gerenciados tanto por profissionais internos de uma empresa, quanto por uma empresa terceirizada especialista.
Como funciona um Centro de Distribuição Logístico?
Na prática, o funcionamento de um centro de distribuição logístico acontece de forma estratégica para auxiliar empresas responsáveis pela distribuição de mercadoria na armazenagem, recebimento e envio desses produtos para empresas parceiras, outros centros de distribuição ou para o cliente final.
Algumas funções do centro de distribuição logístico são:
- Recebimento: O centro de distribuição é responsável por receber os produtos dos seus diferentes fornecedores e garantir que eles estejam em boas condições;
- Armazenamento: Depois do recebimento, o centro de distribuição logístico é responsável por armazenar as mercadorias com segurança para que eles sejam conservados dentro dos padrões do fabricante;
- Gestão de estoque: Outra função importante do centro de distribuição é a responsabilidade de monitorar os níveis de estoque e garantir que haja sempre produtos disponíveis para atender às demandas dos clientes;
- Envio: Por último, o centro de distribuição é responsável por enviar os produtos para os clientes ou varejistas que receberão essas mercadorias. Essa etapa envolve o gerenciamento dos pedidos, a definição de frotas e rotas corretas e a garantia de que os produtos sejam entregues no prazo acordado e nas condições ideais para o cliente final.
Como potencializar os resultados de um Centro de Distribuição Logístico?
O centro de distribuição logístico é uma estrutura da cadeia de suprimentos responsável por diversas atividades que devem acontecer simultaneamente e de maneira ágil para que os procedimentos aconteçam conforme o planejado.
Por isso, é comum que gestores de centros de distribuição logística busquem alternativas para potencializar resultados operacionais. Confira dicas de como fazer isso na prática, nos tópicos abaixo!
-
Estabeleça padrões de qualidade
Estabelecer padrões de qualidade para os seus processos logísticos dentro de um centro de distribuição pode ser a primeira ação a se fazer. Desta forma, você consegue garantir que os seus produtos sejam armazenados e transportados da melhor maneira possível. Assim, você consegue:
- minimizar riscos e danos às suas mercadorias;
- reduzir custos com despesas desnecessárias;
- melhorar a experiência do seu cliente final.
-
Contrate e treine seus colaboradores
Um segundo ponto fundamental para o bom funcionamento dos seus processos dentro de um centro de distribuição logístico é contar com profissionais qualificados e devidamente treinados.
Isso porque funcionários bem treinados e qualificados podem ajudar a melhorar a eficiência do centro de distribuição, reduzindo o tempo necessário para processar os pedidos e melhorando a qualidade dos serviços prestados.
-
Utilize tecnologia
A utilização de tecnologias, como sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), softwares de previsão de demanda e Torres de Controle Logístico podem te ajudar a automatizar as suas operações, reduzir o tempo de ciclo de entrega, além de permitir que você tome decisões mais ágeis e estratégicas.
Potencialize os resultados do seu centro de distribuição logístico com Torres de Controle!
Quer saber como implementar tecnologia, melhorar os seus processos e ter colaboradores mais capacitados para fazer a gestão do seu centro de distribuição logístico? Então conheça a Torre de Controle Logístico da MOBY!
Com a consultoria da Torre de Controle MOBY, você conta com uma equipe altamente capacitada para fazer a gestão e o monitoramento de toda a sua cadeia de distribuição, aumentando a segurança dos seus fretes e reduzindo despesas!