Cada vez mais, empresas do agronegócio pensam em processos que possam contribuir com políticas ambientais, sociais e governamentais para crescer não apenas enquanto corporação, mas também para impactar positivamente as pessoas à sua volta, e uma forma de fazer isso é com a Torre de Controle no ESG.
Mas, você sabe como implementar a Torre de Controle ESG na sua empresa para aumentar a eficiência dos seus processos e contribuir para práticas mais sustentáveis no agronegócio? Para saber tudo isso e muito mais, continue a leitura!
O que é ESG?
ESG é a sigla para “Environmental, Social e Governance”, ou “Meio-Ambiente, Social e Governança”, em tradução livre para o português, e na prática é o conjunto de ações tomadas por uma empresa que desejam ter uma gestão mais responsável e sustentável em seus negócios.
O que é Torre de Controle Logístico?
A Torre de Controle Logístico é uma solução tecnológica usada para monitorar a cadeia de suprimentos de uma empresa. Na prática, as funções de uma Torre de Controle são:
- Monitorar processos;
- Acompanhar etapas da cadeia de suprimentos;
- Captar dados;
- Gerar relatórios;
- Automatizar atividades;
- Permitir decisões estratégicas baseadas em dados.
Como uma torre de controle logístico pode contribuir para práticas mais sustentáveis no agronegócio com técnicas de ESG?
A Torre de Controle Logístico pode contribuir com várias práticas sustentáveis no agronegócio com técnicas de ESG. Confira as principais delas nos tópicos abaixo!
-
Monitoramento ambiental
Primeiramente, a Torre de Controle pode monitorar as emissões de gases de efeito estufa e outras emissões poluentes durante o transporte de insumos e produtos agrícolas, permitindo a adoção de práticas mais sustentáveis, como a redução da emissão de CO2 por meio da otimização de rotas e modais de transporte mais limpos.
-
Gestão de resíduos
Além disso, a Torre de Controle Logístico pode ajudar a gerenciar o descarte de resíduos gerados durante as atividades logísticas, tais como embalagens, plásticos, entre outros, promovendo a adoção de práticas mais sustentáveis, como a reciclagem e a reutilização.
-
Seleção de fornecedores responsáveis
Com a Torre de Controle, é possível também contribuir com a seleção de fornecedores que adotem práticas responsáveis e sustentáveis em sua operação, alinhados aos critérios ESG adotados pela sua empresa.
-
Gestão de riscos e compliance
Outra possibilidade da Torre de Controle no Agronegócio é de ajudar na gestão de riscos relacionados à sustentabilidade e compliance, que garantem a conformidade com regulamentações ambientais e sociais, evitando a exposição a sanções, multas e outras penalidades.
Contribua com práticas mais sustentáveis no agronegócio com a Torre de Controle MOBY
Gostou de saber mais sobre como a Torre de Controle pode ser uma ferramenta fundamental para alinhar os processos da sua empresa aos princípios do ESG? Então descubra mais sobre a Torre de Controle Logístico da MOBY!
A MOBY é uma consultoria especializada na implementação da Torre de Controle no Agronegócio. Com as nossas soluções e os nossos profissionais, você pode monitorar toda a sua cadeia de suprimentos e certificar-se de que as práticas de ESG são aplicadas a todos os seus processos.