Informação é um recurso valioso para um processo de gestão. Quando se tem dados precisos sobre as operações logísticas da empresa, é possível diagnosticar as falhas e executar ações de forma muito mais eficiente.
Se você pretende investir no gerenciamento logístico da sua empresa, talvez deva considerar contratar uma consultoria de torre de controle. Quer saber no que consiste esse serviço e como ele pode beneficiar o seu negócio? Basta acompanhar este artigo e tirar suas dúvidas.
Qual a finalidade de uma torre de controle logística?
Antes que sigamos falando sobre consultoria, vamos esclarecer esse conceito. Uma torre de controle logística é uma central de monitoramento que reúne os dados de todos os processos logísticos de uma empresa. Isso permite planejar e acompanhar esses processos de forma integrada.
A torre de controle possibilita à equipe de gestão ter uma visão mais ampla da logística de toda a cadeia de suprimentos da organização, e ao mesmo tempo obter informações detalhadas sobre cada operação individualmente.
Além disso, as ferramentas tecnológicas que dão suporte à torre permitem um acompanhamento em tempo real de tudo o que está acontecendo, de forma que a equipe de gestão possa agir rapidamente diante de situações de risco inesperadas.
Qual a vantagem de contratar uma consultoria de torre de controle?
Para implementar uma torre de controle logística em uma empresa é necessário, antes de qualquer outra coisa, ter um conhecimento profundo sobre a logística de cada processo que acontece na organização. Deve-se entender os diversos aspectos do funcionamento da empresa, quais são os objetivos de suas operações, suas métricas e fragilidades.
A princípio, isso pode soar como uma tarefa simples para a equipe de gestão, mas não para por aí. Tendo em mente esses dados iniciais, é necessário identificar as ferramentas tecnológicas, processos e todos os recursos que deverão ser adotados para alcançar a otimização que a empresa almeja.
E, nesse ponto, o caminho mais seguro pode ser recorrer a uma empresa especializada em torre de controle logística para oferecer a orientação adequada de como colocar esse plano em prática.
Uma consultoria de torre de controle compreende a realidade de uma empresa e identifica o que é e o que não é necessário para que ela aperfeiçoe suas operações usando uma torre de controle. Deste modo, ela contribui para que os recursos investidos pela empresa sejam aproveitados de maneira eficiente.
Na prática, como funciona uma consultoria de torre de controle?
Quando o serviço de consultoria é contratado, o especialista em torre de controle desempenha um trabalho constante ao lado do cliente. Isso se estende por todo o andamento da consultoria, desde o mapeamento das características, necessidades e fragilidades da empresa até a conclusão do projeto.
Só assim a equipe de consultoria é capaz de planejar e colocar em prática o que a empresa deseja e necessita para que a sua logística conduza a melhores resultados.
A consultoria de torre de controle atua sobre três aspectos da gestão logística para obter os resultados pretendidos pela empresa: a gestão tecnológica, a gestão de processos e a gestão de pessoas.
No que diz respeito à tecnologia, a consultora identifica e aponta para a empresa quais ferramentas tecnológicas serão necessárias para a implementação da torre, além dos recursos necessários para lhe oferecer suporte.
Isso pode incluir, por exemplo, softwares para gerenciamento automatizado dos dados coletados, ERP, sistemas de rastreamento de transportes e de gerenciamento de armazém, entre outros. Quando necessário, a consultoria também pode sugerir e planejar a melhoria ou troca de tecnologias já utilizadas pela empresa.
A consultora procura também manter as ferramentas tecnológicas e os processos logísticos todos alinhados, buscando eliminar falhas e discrepâncias e criando um sistema de gestão mais padronizado e integrado.
Contudo, as tecnologias e os processos dependem inteiramente das pessoas que irão geri-los. Portanto, a equipe de consultoria de torre de controle precisa garantir que os gestores da empresa estejam habilitados às novidades tecnológicas e de procedimento. A capacitação qualificada do time de gestão é crucial para que o investimento em otimizações seja efetivo.
Fases da consultoria de torre de controle
Para que você possa compreender mais precisamente o processo de consultoria, podemos dizer que ele acontece ao longo de algumas etapas, que serão descritas a seguir.
Diagnóstico
Antes que qualquer mudança seja planejada, é necessário entender o contexto em que se está trabalhando. Por isso, a primeira etapa de uma consultoria de torre de controle é realizar um diagnóstico do ciclo logístico da empresa. Isso significa fazer um estudo de campo, por meio de entrevista com colaboradores de diferentes setores da empresa.
Com isso, são obtidas informações que possibilitam entender os problemas e as necessidades da empresa, além de identificar as possibilidades de ação, os investimentos necessários para colocá-las em prática e o retorno previsto.
Criação do projeto
Com base nas informações coletadas na primeira fase, é traçado um planejamento. Nele são contidos todos os recursos que precisam ser adotados com base no perfil da empresa. São construídos scripts determinando ferramentas tecnológicas e processos.
Cada organização tem características únicas: visão, valores, objetivos, modos de atuação, além do porte e segmento. Por isso, nesse momento, procura-se uma adequação à realidade da empresa em questão. O projeto é, então, mostrado para os gestores, que verificam se todos os detalhes da proposta estão de acordo.
Após a aprovação desse business case, é dado início à implementação da torre de controle logística.
Implantação e acompanhamento
Feita a implantação de toda a tecnologia necessária para gerir os processos logísticos com mais eficiência, a equipe técnica e de consultoria continua trabalhando ativamente com os gestores da empresa. Isso acontece para garantir a maturação completa do projeto.
É nesse momento que ocorre o treinamento para a capacitação da equipe responsável pela torre de controle. Essa instrução é feita de forma clara, precisa e também em concordância com a realidade da empresa. Assim, esses colaboradores serão capazes de coordenar e interpretar os dados recebidos pela torre e tomar as decisões corretas, no momento certo, para conduzir a processos logísticos mais eficientes e evitar eventuais problemas.
O projeto só é dado por concluído quando todos os envolvidos, da parte da empresa contratante e da consultoria, consentem com a finalização.
Espero que este artigo tenha solucionado as suas dúvidas sobre esse assunto. Está considerando contratar uma consultoria de torre de controle logística? Consulte em nosso site as soluções que oferecemos. Você pode encontrar exatamente o que está precisando.