Eficiência logística nas entregas de final de ano.

O final do ano é uma das datas mais esperadas por comerciantes de todo o Brasil. A Black Friday, o Natal e o Ano Novo são datas de extrema importância para a economia do país e movimentam um volume muito grande de produtos circulando pelo território brasileiro. Por causa dessa alta nas vendas, muitas empresas enfrentam problemas para conciliar a demanda na distribuição e no transporte desses itens. Por isso, nesse artigo falaremos sobre a importância de uma boa gestão logística e sobre como a sua empresa pode otimizar os processos e dar conta das altas demandas.

 

Logística no final do ano de ano.

Segundo dados da Confederação Nacional de Comércios de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Natal de 2020 representou 22% de toda a arrecadação nacional do mês de dezembro inteiro. Só no ano passado foram gastos R$57,48 bilhões pelos brasileiros no principal feriado do país.

Projeção da CNC prevê que no mesmo período de 2021 serão arrecadados R$22 bilhões com compras em supermercados e hipermercados, R$20 bilhões em lojas de varejo de roupas e acessórios e R$7 bilhões em comércios de uso pessoal ou doméstico.

 

Logística de final de ano: como se programar.

Por isso, para acompanhar as vendas e conseguir dar conta de entregar os produtos com esse alto volume nas vendas, comércios e empresas no geral precisam estar preparados e atentos.

Confira quatro pontos essenciais para garantir bons desempenhos no pós-vendas de final de ano e evitar problemas por mal planejamento ou falta de atenção aos processos logísticos:

  • Dimensione o estoque – Para conseguir atender um determinado número de vendas, é essencial que seu estoque esteja em dia e que consiga suportar o volume demandado. Portanto, mantenha seu depósito equipado e organizado;
  • Garanta assertividade na entrega – Uma das maiores dificuldades de negócios no final de ano é dar conta das entregas dentro do prazo. Por isso, é essencial se planejar, organizar e otimizar os estoques para a alta demanda, trabalhar com empresas ou profissionais de distribuição competentes e garantir uma boa experiência por parte dos compradores com suporte e atendimento. Isso faz toda a diferença;
  • Busque evoluções – Sempre existem pontos a serem melhorados dentro de uma empresa, mas o final do ano não é um momento para testes e com certeza as falhas ficarão mais evidentes com a alta demanda. Dessa forma, prepare-se com antecedência e certifique-se de que você está preparado para uma alta nas vendas;
  • Acompanhe tendências – para não sair no prejuízo e conseguir se preparar, acompanhar tendências e montar um plano de ação podem ajudar bastante. Quanto mais detalhadas suas estratégias, menores serão suas chances de erros.

Logística com alta nas vendas: como fazer?

Sem dúvidas o final de ano é importante para qualquer negócio, sendo assim, garantir assertividade e diminuir as falhas é uma decisão sábia a se tomar.

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