Empresas que revolucionaram suas operações com inteligência logística.

Quando queremos melhorias para a nossa empresa, é muito comum buscarmos referências e cases de sucesso relacionados ao mesmo problema que estamos enfrentando. Nesse artigo, vamos apresentar algumas organizações que nos procuraram com um objetivo em comum – implementar a Torre de Controle Logística, e quais foram as melhorias conquistadas depois disso.

 

Empresa do setor sucroalcooleiro

O primeiro grande case da Moby foi uma empresa sucroalcooleira que, no segundo semestre de 2017, nos convidou para implantar um sistema de controle e monitoramento em uma central localizada em São Paulo.

Essa Torre de Controle teria de ser capaz de controlar de forma remota, em três usinas do grupo (localizadas em Minas Gerais e Goiás), os processos de corte, transbordamento e transporte de cana de açúcar. O acompanhamento deveria acontecer durante sete dias na semana, 24 horas por dia, em um prazo de seis meses, considerando a safra 18/19.

Antes de colocar o projeto em prática, a MOBY trabalhou em cima do diagnóstico do cenário da operação empresarial na época. Com esse resultado, foi possível levantar e analisar dados essenciais para a elaboração de um business case consistente e para a viabilidade financeira que a instituição buscava. E o retorno? Era milionário!

O maior desafio desse projeto sempre foi o tempo, desde a implantação até o resultado final esperado pela empresa. Eram várias frentes de projeto que precisavam ser conduzidas de forma simultânea, como a obra da infraestrutura dos pátios, a infraestrutura tecnológica das usinas, a sala de controle que deveria ser capaz de estar 24 horas funcionando sem quaisquer interrupções, entre várias outras etapas importantes que deveriam acontecer ao mesmo tempo.

Ao todo, foram mais de dez sistemas integrados com o objetivo de compor a solução que permitiria que a operação online e realtime acontecesse perfeitamente. Esses sistemas ofereceram também a possibilidade de os gestores acompanharem de forma direta os indicadores de performance do core business.

A expertise da MOBY, combinada à parceria de sucesso, permitiu que todas as etapas do projeto fossem realizadas de forma que os prazos foram respeitados, os custos estabelecidos inicialmente foram mantidos e, principalmente, a qualidade do trabalho foi garantida.

Após seis meses de planejamento, a Torre de Controle realizou sua primeira operação logística de CTT, de forma remota, a partir da sede, na cidade de São Paulo. Os resultados começaram a aparecer depois de um mês de controle e a empresa aumentou sua produtividade em cerca de 30%.

 

Cervejaria – Operações rodoviárias

Esse foi um projeto interessantíssimo realizado pela MOBY, em um segmento totalmente novo para nós. Nesse caso, o desafio era implementar uma Torre de Controle que fosse capaz de operar e monitorar a logística de transferência das fábricas para alguns canais como: Centro de Distribuição Avançado (CDA), Key Account (KA), entre outros.

A metodologia desse projeto foi pautada nos três pilares principais da implementação da Torre de Controle Logística: tecnologia, processos e pessoas. Por meio de um mapeamento de oportunidades minucioso, definimos as prioridades para 2019, com o auxílio de uma consultoria especializada em supply.

Alinhado a várias práticas de mercado e ao benchmarking interno, a torre de controle foi implantada, contribuindo diretamente para o crescimento dos ganhos em diversas iniciativas logísticas.

Houve participações de outras 15 áreas distantes e 300 funcionários e 1.000 horas de desenvolvimento. Mais de 600 atividades foram mapeadas e monitoradas e a equipe responsável realizou cerca de 40 reuniões, feitas semanalmente, para status report.

Ao final do projeto, a torre de controle logística foi implementada em um modelo moderno, com vários sistemas integrados, com a mais alta tecnologia de gestão e resultados. Tudo isso foi possível graças ao trabalho incrível realizado em conjunto entre as empresas e a MOBY durante o ano de 2019.

 

Escoamento de produções – agronegócio

Esse projeto foi criado com o objetivo de transformar o processo atual de colheita e transportes canavieiros em duas unidades situadas no estado de Goiás. Foi feito um mapeamento minucioso de oportunidades existentes, em paralelo às melhores práticas de mercado (benchmarking).

O planejamento envolveu a criação de uma sala capaz de comportar um Centro de Operações Logísticas completo, com estações de trabalho, sistemas de rádio via IP e tudo o que envolve esse controle.

A infraestrutura de TI também foi reforçada para suportar operações em 24/7, envolvendo links de dados e contingência elétrica, além das instalações de monitores que seguissem o padrão de “Gestão à Vista”, com informações relevantes para a organização. Por fim, a torre de controle foi incluída no projeto, com um modelo pensado especialmente para o setor agroindustrial. Foram mais de 15 fornecedores de sistemas e serviços para que tudo ocorresse perfeitamente bem.

O Termo de Abertura do Projeto falava sobre a porcentagem de oportunidades que seriam abertas com a implementação do projeto e, ao final de todo o processo, que foi dividido em duas partes, a quantidade de oportunidades entregues superou a meta.

A equipe de trabalho foi montada com os próprios colaboradores da empresa, que se candidataram de forma espontânea para esse novo projeto.Foram mais de 8 mil horas de trabalho. No total, 189 inscrições internas foram feitas e o aproveitamento destas foi de 93% para composição da equipe que se capacitou por mais de 19 dias, totalizando algo em torno de 5.300 horas.

O processo operacional melhorou em cerca de 10% a produtividade dos funcionários e em 30% a dos equipamentos. O projeto obteve uma economia de 15% (saving) em relação ao planejado, mesmo tendo havido alterações não previstas na fase de planejamentos.

A safra de 18/19 serviu como case para o projeto, pensando na redução de custos em relação ao primeiro ano de operações. Por fim, as apurações feitas pela equipe baseadas nas safras 19/20 e 20/21 apontaram que a projeção de saving foi superior à que havia sido projetada inicialmente.

 

Esses são alguns dos cases de sucesso que utilizaram a inteligência logística da Moby. Se você gostou, venha conhecer mais sobre nossas soluções em: Torre de Controle Logística.

plugins premium WordPress