Uma das principais responsabilidades de empresas que trabalham com o transporte de cargas é garantir a sua segurança e conservação, afinal, estes são os produtos que chegarão às mãos dos clientes no final da cadeia de distribuição. Neste sentido, a maioria dos profissionais buscam por diferentes soluções. Uma delas é o rastreamento na operação logística.
Mas, você sabe como a solução funciona e pode contribuir para a melhor gestão de frotas e fretes? Leia este texto até o final e descubra tudo sobre o tema!
Rastreamento de entrega: o que é e para que serve
De modo geral, o rastreamento de entrega é uma inovação tecnológica que permite às empresas gestoras de frotas/cargas monitorar a localização das mercadorias movimentadas por meio de sensores e softwares de controle de estoque.
Essa solução é muito importante para o setor por dois motivos principais. Primeiro, para a empresa prestadora de serviço – que utiliza o método para controlar os seus processos internos. Ela pode avaliar a qualidade e tempo da entrega e metrificar a experiência do seu cliente.
Em contrapartida, a solução é de extrema importância para o cliente também, que constantemente deseja rastrear o seu pedido e saber onde este se encontra e qual a previsão de recebimento do pedido.
Vantagens de fazer o rastreamento na operação Logística
Mas afinal, por que é interessante para as empresas fazer o rastreamento de cargas e compartilhar essas informações com os seus clientes? Confira nos tópicos abaixo.
Segurança
Primeiro, o principal benefício é a segurança apresentada pela metodologia. Afinal, com a sua aplicação, tanto a empresa responsável pelo transporte quanto o comprador do produto podem ter controle e ser atualizados periodicamente sobre a procedência do material, onde ele se encontra e qual o prazo estimado de entrega.
Transparência
Outro benefício é a transparência estabelecida entre a empresa responsável pelo serviço e o consumidor. Com as informações dispostas para os dois lados, o cliente sente mais credibilidade por parte do negócio contratado e percebe que pode confiar nas suas atividades.
Qualidade operacional
Rastreando os pedidos, a empresa consegue avaliar o seu desempenho enquanto prestadora de serviços de transporte, analisando métricas importante para a sua qualidade operacional, como:
- tempo de transporte e entrega;
- experiência do cliente;
- custo do frete;
- nível de estoque e outros.
Redução de custos
Por último, é possível diminuir os seus gastos com fretes por meio do rastreamento de cargas. Isso acontece principalmente porque, graças aos softwares especializados, é possível ter uma visão mais estratégica, que te permite avaliar sua produtividade, otimizar os materiais dispostos nos veículos, entender o tempo ocioso, calcular os custos envolvidos e até saber como utilizar seus recursos.
Faça o rastreamento ativo das suas cargas
Trabalha com Logística e deseja fazer o rastreamento das suas cargas e não sabe como? Conheça as soluções em Torre de Controle Logístico da MOBY e descubra como supervisionar a sua frota em tempo real, estabelecendo maior segurança, conforto, transparência e comunicação nos seus processos internos e com os seus clientes.