ESG no Agronegócio: Impactos e tendências para o setor.

O agronegócio é um dos setores econômicos mais importantes para a economia do Brasil. Segundo estimativas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o setor é responsável por 25,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. E o ESG no agronegócio pode ser um dos fatores cruciais para o desenvolvimento do mercado no Brasil.

Quer saber mais sobre a relação do ESG com o agronegócio e como os dois se complementam para o futuro do mercado? Então continue a leitura!

O que é ESG?

Traduzido para “governança ambiental, social e corporativa”, o conceito de ESG vem ganhando cada vez mais espaço em diferentes nichos mercadológicos.

De forma geral, o ESG consiste no conjunto de ações que podem ser desenvolvidas por uma corporação para que ela se envolva mais ativamente em prol de objetivos sociais.

ESG no agronegócio: qual a ligação?

Tratando-se de um conceito muito ligado à saúde ambiental do planeta, o ESG está diretamente relacionado ao agronegócio. Mas, como eles podem caminhar juntos?

Como um dos maiores exportadores de commodities agrícolas do planeta, o Brasil tem responsabilidades e oportunidades nos próximos anos de mercado. Uma das maneiras de viabilizar isso é por meio da transformação dos processos do setor por meio da aplicação das regras do ESG.

Pilares do ESG no agronegócio: quais são?

Mas, afinal, quais são os pilares do ESG que estão diretamente ligados ao agronegócio? Confira nos tópicos abaixo:

Redução na emissão de gases poluentes

O primeiro e mais óbvio é a redução de gases poluentes. Tratando-se de um mercado que está diretamente ligado a máquinas movidas à combustão, torna-se cada vez mais importante aos empresários do ramo pensar em alternativas de energia mais limpa para utilizar em toda a sua cadeia de distribuição, seja no momento do plantio/colheita até a distribuição dos produtos agrícolas.

Redução e otimização no consumo de água

Outra questão importante para o ambiente e diretamente relacionada ao agronegócio é o consumo de água potável.

Nos próximos anos será ainda mais relevante que profissionais da área repensem o consumo de água e elaborem alternativas para reaproveitar e otimizar a distribuição dos recursos hídricos brasileiros.

Digitalização na cadeia de distribuição

A digitalização é outro processo fundamental para o desenvolvimento da governança no agronegócio. Afinal, por meio dela, é possível otimizar processos.

Como aplicar o ESG no agronegócio de maneira prática

Conforme mencionado, algumas das principais formas de manter os processos do agronegócio alinhados com os pilares do ESG é por meio da digitalização e da melhor visibilidade das atividades que acontecem em toda a cadeia de produção.

Se você ainda não conhece a Torre de Controle Logística da MOBY, consultoria especializada, acesse o site para entender de que forma podemos te auxiliar no processo de aplicação dos conceitos de ESG no seu negócio.

Com a MOBY, você consegue digitalizar as suas atividades, agilizar a sua cadeia de distribuição e tornar seus processos mais sustentáveis, ambientalmente e financeiramente. Para saber mais sobre a MOBY, acesse nosso site!

plugins premium WordPress