Cada vez mais, profissionais da logística vêm integrando processos tradicionais às inovações tecnológicas que chegam ao mercado. Um exemplo disso é a utilização e gestão de dados logísticos, que contribuem para a otimização da cadeia de suprimentos e auxilia na tomada de decisões.
Você sabe quais são os dados mais importantes para a logística, como eles podem ajudar a sua empresa e quais os melhores métodos para sua obtenção e gestão? Para saber tudo isso e muito mais, confira esse conteúdo completo sobre o tema!
Dados logísticos: o que são?
Dados logísticos são informações operacionais obtidas ao longo das diferentes etapas da cadeia de suprimentos.
Na maioria dos casos, os dados logísticos são usados para expressar a qualidade, a agilidade ou previsões sobre os processos da cadeia logística.
Alguns exemplos básicos de dados logísticos utilizados ao longo da cadeia de suprimentos são:
- tempo de entrega;
- rendimento por veículo;
- tempo ocioso da frota;
- rendimento por motorista;
- atrasos e outros.
Importância dos dados logísticos
Mas, afinal, por que dados logísticos são importantes para empresas que operam o transporte e a armazenagem de materiais?
De forma geral, os dados são extremamente relevantes porque auxiliam profissionais logísticos, principalmente os de cargos estratégicos, a entender algumas informações cruciais para o funcionamento do negócio, como:
- qualidade do serviço oferecido;
- rendimento da frota/motoristas;
- comportamento do cliente.
Além disso, com dados e informações estratégicas, você não apenas descobre de maneira técnica como está a sua empresa, mas também consegue elaborar ações de melhoria operacional.
Aplicações de gestão de dados na logística: conheça exemplos
Conheça agora alguns modelos de aplicações de dados em operações logísticas e como elas funcionam na prática.
Gerenciamento de inventário
Um dos grandes desafios enfrentados por profissionais logísticos, principalmente no final de ano e em períodos de grande movimentação de mercadorias, é fazer um controle preciso e eficaz sobre o estoque.
Com dados, é possível controlar o estoque, entendendo quais são as mercadorias disponíveis, quais têm maior rotatividade e até como estabelecer previsões de compras, para que o estoque não fique desatualizado conforme as necessidades do cliente.
Automação da cadeia de suprimentos
Outro atrativo na utilização de dados em processos logísticos é a possibilidade de realizar a automação da cadeia de suprimentos.
Ou seja, por meio da adoção de estratégias baseadas em dados e a utilização de sistemas e ferramentas especializadas, você consegue elaborar processos automáticos e que dependem menos de etapas manuais.
Experiência do consumidor
Por último, outra possibilidade interessante sobre a utilização de dados é o mapeamento da experiência do consumidor.
Por meio das informações preenchidas pelo seu cliente, você consegue entender quais eram as suas expectativas, se elas foram atendidas e quais os pontos de melhoria para a prestação de um serviço de qualidade.
Utilize dados logísticos na prática
Não sabe como mensurar resultados operacionais e utilizá-los para melhorar os seus resultados internos? Então conheça a Torre de Controle Logístico da MOBY!
Com a nossa consultoria especializada, você consegue elevar seu negócio a um novo patamar, contando com uma equipe treinada para lidar com todas as situações, além de toda a estrutura necessária para o funcionamento da Torre.
Torre de controle e gestão 4.0 – Outsourcing Moby Consulting
Aprenda a captar, processar e analisar informações cruciais para o seu sucesso operacional com a MOBY! Somos uma empresa especializada em Torre de Controle Logístico e no desenvolvimento de soluções especializadas para diferentes nichos.