KPIs Logísticos: os principais indicadores de desempenho que devem ser analisados.

Atualmente, a maioria das empresas, ou todas que pensam em crescimento operacional escalonável utilizam estratégias baseadas em dados e informações internas para elaborar planos de ação. A aplicação dessas metodologias pode parecer uma realidade distante ou exclusiva de grandes corporações, mas não é bem assim, e você pode fazer isso no seu negócio para alavancar os seus resultados utilizando KPIs logísticos.

Mas afinal, você sabe o que são KPIs logísticos, como eles podem ser utilizados para melhorar os ganhos da sua empresas de mercadorias? Leia este conteúdo até o final e saiba tudo sobre o assunto!

 

O que são KPIs Logísticos?

KPI é a sigla para Key Performance Indicator, ou Indicadores-Chave de Performance em português. E podem ser entendidos, basicamente, como as principais informações para as quais você deve olhar na hora de avaliar o desempenho de uma empresa.

Ou seja, são indicadores quantitativos fundamentais que medem o sucesso e as falhas do seu negócio de forma estratégica.

 

Importância de dados para a sua empresa

Nos modelos produtivos atuais, as informações apresentam grande potencial de sucesso para as empresas, isso porque é por meio delas que gestores conseguem montar planejamentos estratégicos e bolar planos de ação de maneira mais analítica e criteriosa.

Logo, são as informações obtidas que grandes corporações retiram seus insights. E o mais importante nesse caso é saber que além de coletar os dados da sua empresa, você precisa saber como utilizá-los. Afinal, só os materiais brutos por si só não dizem nada.

Por isso, é fundamental que seus dados sejam observados e transformados em conteúdos de relevância para os seus times de gerência. E só por meio dessa observação e lapidação de informações que você conseguirá encontrar problemas, hipóteses e oportunidades para alavancar os resultados operacionais do seu negócio.

 

KPIs Logísticos: quais são, afinal?

Como qualquer ferramenta estratégica, existem diferentes formas de usá-las conforme o nicho de mercado atendido, e com os KPIs não é diferente, você precisa saber analisar informações cruciais para avaliar a sua performance.

Para facilitar o processo, separamos logo abaixo alguns dos principais dados avaliados em empresas logísticas e como você deve usá-los para bolar seus futuros planos de ação. Confira logo abaixo!

● Tempo Médio de Entrega 

A primeira e mais óbvia das métricas que podem ser usadas para analisar o desempenho de uma empresa logística é o Tempo Médio de Entrega, onde é feita uma média aritmética simples com o tempo de entrega de todos os produtos enviados.

Com essa taxa é possível que você analise como anda seu desempenho quando comparado às empresas concorrentes, assim como ver se suas entregas estão em conformidade com as expectativas dos seus clientes.

● Custo de Armazenagem

Esse indicador serve para avaliar todos os custos englobados no processo de estocagem, como: custos de movimentação, mão de obra, custos fixos e variáveis e até a depreciação das mercadorias, por exemplo. E a partir desse KPI é possível avaliar a viabilidade dos seus processos internos e compor a precificação do seu produto final.

● Pedidos Entregues no Prazo

Parecido com o primeiro, esse KPI serve para analisar exclusivamente as suas entregas bem sucedidas, ou seja, aquelas que ocorreram dentro do prazo máximo estipulado para o seu cliente. E desempenha, basicamente, a função de entender qual o percentual total das suas entregas que acontecem de acordo com o prazo inicial combinado com o destinatário.

● Custo de Transporte

Aqui, é onde as empresas levam em consideração as despesas envolvidas no transporte, como valor do veículos, distância da entrega, valor do combustível, mão de obra e manutenção dos automóveis. Assim como o custo de armazenagem, esse KPI também é importante para definir a precificação do serviço, e entender qual o percentual de lucro obtido.

● Giro de Estoque

Por último, o giro de estoque serve para entender a rotatividade (entrada e saída) de mercadorias nos seus armazéns. Esse KPI é importante porque contribui para a eficácia do seu estoque e pode te ajudar a prever possíveis demandas, minimizando o risco de que alguns produtos fiquem parados e outros faltem.

Otimize seus processos logísticos e faça a mensuração de resultados

Uma das formas mais conhecidas e eficientes na hora de fazer a coleta e análise de KPIs para uma avaliação operacional é por meio de softwares que trabalham para a mensuração desses resultados.

Quer conhecer uma plataforma completa e que pode ajudar seu negócio a atingir novos níveis de evolução operacional? Conheça as Torres de Controle Logístico da MOBY veja como você pode mensurar a performance do seu negócio por meio de rastreamento da sua frota, avaliação das entregas, análise de custos e desperdício.

 

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