Processos produtivos que contribuam com o aproveitamento de recursos naturais e façam uma gestão inteligente do meio ambiente já não são mais uma novidade. Afinal, a conservação de bens naturais é uma pauta fundamental para a maioria das empresas. Em cadeias de distribuição essa tendência não é diferente. Por isso, a logística sustentável tem ganhado cada vez mais força.
Mas, você sabe o que é este modelo operacional, como ele funciona e as vantagens competitivas apresentadas por ele? Leia este artigo e saiba muito mais sobre o tema.
O que é logística sustentável
De maneira básica, a logística sustentável é um modelo produtivo que otimiza a utilização de recursos, minimizando desperdícios e ações prejudiciais ao meio ambiente. Logo, é uma técnica empresarialmente responsável, que colabora de maneira ativa para a redução de emissão de gases e descarte de materiais, por exemplo.
Vantagens de utilizar a logística sustentável
Tendo em vista que essa visão sustentável é uma tendência mercadológica, profissionais de logística também têm se esforçado para atender a essa demanda.
Vale ressaltar que, além de contribuir para a redução de recursos naturais desperdiçados, a logística sustentável apresenta também vantagens competitivas para as empresas que implementam processos do tipo. E esses benefícios são:
- Redução de custos;
- Diminuição de desperdícios;
- Vantagem competitiva;
- Melhora da margem de lucro;
- Incentivo à geração de empregos;
- Conquista e fidelização de novos clientes.
Como implementar a logística sustentável
A logística sustentável ainda é um modelo de distribuição novo e por isso pode apresentar alguns desafios. Contudo, você já sabe que existem diversos benefícios que comprovam a sua eficiência.
Portanto, para que você implemente o modelo na sua empresa é fundamental que seja elaborado um plano estratégico estruturado, com planejamentos e ações consistentes e constantemente avaliados.
Para te ajudar, separamos dois passos principais que podem facilitar a aplicação da logística sustentável na sua empresa. São eles:
Use a logística reversa
A logística reversa é o modelo responsável pelo fluxo físico de produtos e embalagens pós-venda ou pós-consumo, com objetivo de reaproveitar materiais, descartar resíduos de maneira correta ou recuperar os produtos após descarte.
Logo, essa metodologia trabalha para o melhor aproveitamento de recursos, além de se responsabilizar pelos recursos produzidos por ela mesma, mesmo depois da utilização dele com o descarte correto e a compensação de insumos utilizados.
Aproveite soluções tecnológicas
Atualmente, é impossível que se trabalhe com logística sem envolver tecnologia. Contudo, soluções tecnológicas de automatização são fundamentais para o desenvolvimento de processos mais simples, que contribuem para a melhor utilização de recursos.
Um exemplo disso é a economia feita com o consumo e descarte de papel, por exemplo, que pode ser reduzido drasticamente com a aplicação de softwares tecnológicos.
Melhore seus processos logísticos
Quer saber como implementar soluções logísticas que contribuam para o melhor desempenho da sua empresa? Vai de MOBY!
Conheça nossas soluções de gestão de torre de controle logística e descubra como suas atividades de cadeia de distribuição podem ser mais eficientes, mais baratas e seguras para os seus clientes.