Com o aumento na demanda de compras realizadas por meios eletrônicos, os e-commerces precisam tomar iniciativas cada vez mais eficientes e rápidas para adaptar-se à realidade do mercado. Uma das formas adotadas por empresas do tipo é a aplicação do modelo dark stores no seu dia a dia.
Mas você sabe o que são as dark stores ou como elas funcionam? Confira tudo sobre o assunto e entenda porque elas podem representar o futuro do mercado varejista no Brasil!
O que é dark store?
As dark stores, também conhecidas como lojas escuras, são centros de distribuição e gerenciamento de pedidos de e-commerces com foco no novo conceito e-grocery, ou seja, “mercados virtuais”.
De forma geral, as dark stores se parecem com mercados convencionais, porém no lugar dos clientes, os frequentadores são operadores, que separam as mercadorias e processam os pedidos.
O foco do modelo dark store é otimizar processos que atualmente são realizados presencialmente na maioria dos casos, e fornecer a possibilidade de fazer compras do cotidiano sem sair de casa e no horário que o cliente preferir.
Características das dark stores
Algumas das principais características das dark stores são:
- Agilidade na entrega;
- Comodidade no processo de compra e venda de produtos;
- Otimização de pedidos.
Vantagens das dark stores: quais são?
Que as dark stores são relevantes e vêm crescendo cada vez mais no mercado nacional você já sabe. Mas, afinal, quais são as vantagens de implementar esse modelo de loja varejista e por que pode ser vantajoso para as empresas? Confira!
● Facilidade operacional
Tratando-se de uma loja que não recebe clientes e, consequentemente, não necessita investir esforços para realizar o atendimento presencial de pessoas, as dark stores são mais facilmente administradas.
Os processos já são estabelecidos, os operadores sabem onde encontrar os pedidos e conseguem tornar a movimentação de mercadorias mais ágil, organizada e simples. Além de serem mais facilmente gerenciadas, as lojas dark stores são também mais baratas.
● Exige menos espaço
Por não receber clientes nas suas instalações, as dark stores exigem menor espaço físico para comportar as mercadorias. Desse modo, é possível utilizar estruturas menores para comportar uma maior quantidade de mercadorias e, consequentemente, gerar mais vendas.
● Processo mais tecnológico e otimizado
Por último, o modelo de lojas dark store é também mais tecnológico e otimizado. Afinal, a sua administração gira em torno de softwares que controlam os pedidos realizados, o andamento da separação de mercadorias e o envio das compras para os consumidores. Tudo isso utilizando menos recursos e mais automação.
Outro ponto importante a se considerar é que, por ser um modelo gerido por plataformas digitais, a operação acontece durante as 24 horas do dia.
Saiba mais sobre facilidade logística
Conforme mencionado, cada vez mais empresas buscam por alternativas que atendam altos volumes operacionais por meio de softwares que facilitem os procedimentos internos, minimizem falhas e reduzam os custos envolvidos.
Se você ficou interessado, a Torre de Controle Logística MOBY pode te ajudar! Por meio do nosso software, você pode realizar a gestão de frotas, a geração de rotas e o acompanhamento de pedidos de maneira mais fácil, rápida e digital.
Acesse nosso site e saiba tudo sobre como a automação logística pode ajudar o seu negócio a alcançar o próximo passo da evolução operacional.