Pilares da gestão de frotas logísticas

Fazer a gestão de uma empresa é sempre um desafio, afinal são muitos processos envolvidos. Quando falamos de empreendimentos logísticos, existem ainda mais preocupações, pois existe toda uma cadeia de distribuição em questão. Por isso, gestores de empresas do ramo precisam saber o que são os pilares da gestão de frotas.

Para saber mais sobre a gestão de frotas e sobre como ela pode ajudar a melhorar os resultados do seu negócio, leia este conteúdo completo!

Gestão de frota: o que é?

Explicando de forma simples, a gestão de frotas é o gerenciamento de veículos utilizados por uma empresa. Ou seja, pode ser entendida como o conjunto de atividades desenvolvidas pelos responsáveis pela gestão estratégica e operacional dos meios de transportes usados, seus condutores e legalidades, para que o trabalho funcione bem operacionalmente. 

Vale ressaltar que a gestão de frotas é essencial para empresas logísticas, principalmente as que trabalham com movimentação de materiais, como as transportadoras, por exemplo. Afinal, esses negócios dependem diretamente de veículos para realizar as suas atividades.

Segundo a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), o transporte terrestre de cargas e passageiros é o principal usado no Brasil. Só em 2021,  o deslocamento rodoviário representou 61% de todas as cargas no Brasil.

Quais são os pilares da gestão de frotas logísticas?

Para fazer a gestão de frotas de forma eficiente, é necessário atentar-se aos seus pilares. Confira nos tópicos abaixo quais são e por que são importantes para os negócios.

● Planejamento

Sem planejamento, uma empresa não consegue bolar estratégias ou pensar nas ações que devem ser tomadas. Por isso, o primeiro pilar da gestão de frotas é o planejamento, que pode acontecer em três níveis diferentes, sendo eles:

  • Estratégico: fase na qual é analisada toda a cadeia de distribuição envolvida. Logo, é responsável por entender a viabilidade dos processos, pensando, principalmente, na localização dos galpões, fábricas, centros de distribuição, fornecedores e parceiros;
  • Tático: onde é definido o destino dos recursos da empresa e como eles serão utilizados para atender às demandas do mercado e dos seus clientes;
  • Operacional: nesta etapa, são analisados os resultados operacionais das frotas, ou seja, como está o transporte e como a empresa pode melhorar para gerar maior valor para os consumidores.

● Controle de estoque

Em segundo lugar, é preciso fazer o controle de estoque, ou seja, administrar todos os produtos armazenados pensando nas datas de fabricação e validade (se for o caso) e nos lotes. Deve-se analisar também o volume de entrada e saída para que não haja excedentes ou falta de mercadoria.

● Visibilidade

A visibilidade da frota também é um dos pilares na gestão, afinal, é por meio dela que sua marca consegue estabelecer uma conexão maior com o seu cliente e futuramente ser reconhecida.

Além disso, com maior visibilidade, a sua marca terá um inventário estruturado, e consequentemente uma relação de oferta e demanda mais visível e facilmente administrada, permitindo a rastreabilidade de produtos.

● Monitoramento

O monitoramento de cargas é importante porque fornece à empresa prestadora de serviços informações relacionadas ao frete, como: inventário, tempo de entrega e utilização de recursos, permitindo que o gestor em questão entenda a viabilidade do seu frete e busque possíveis melhorias.

Mas o método pode ser de grande valia para os clientes também, afinal, por meio do monitoramento ele pode rastrear o seu pedido, verificar o prazo de entrega e avaliar a qualidade operacional da empresa que prestou o serviço.

● Gestão de frota

Por último, a gestão de frotas envolve o gerenciamento de todos os veículos da empresa usados no transporte de passageiros ou mercadorias. Por isso, é importante automatizar processos com ferramentas tecnológicas, estabelecer canais de comunicação funcionais e avaliar informações de demanda, estoque e calendários.

Com essas estratégias aplicadas, é possível tornar a gestão de frotas mais assertiva, minimizar seus erros e aumentar a sua produtividade.

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Uma das formas de fazer a gestão de frota é por meio de uma Torre de Controle Logística, plataforma especializada no monitoramento de cargas, análise e compartilhamento de informações referentes ao transporte para tomadas de decisão estratégicas.

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