O controle operacional logístico é um elemento que requer bastante atenção no que diz respeito à gestão de um negócio. Uma falha de organização, um dado mal trabalhado ou a demora de reação diante de algum imprevisto pode levar a atrasos nas entregas e desvio de mercadorias, entre outros problemas.
Uma ótima forma de manter todas as operações integradas é utilizando uma torre de controle logística. Mas, você sabe como as operações de uma empresa podem ser aprimoradas para gerar resultados mais satisfatórios usando esse recurso? Para entender melhor o assunto, basta acompanhar este artigo.
Qual a finalidade da torre de controle logística?
Uma torre de controle logística é uma central de inteligência integrada destinada ao monitoramento de todas as operações de transporte de cargas realizadas por uma empresa. O seu objetivo é alcançar a maior produtividade possível por meio da otimização de processos.
A torre concentra e processa todas as informações sobre as operações em andamento e conta com a atualização dos dados em tempo real. Isso significa que os gestores têm acesso a tudo o que precisam saber para criar estratégias logísticas e acompanhar o andamento dessas operações. Além disso, eles podem identificar problemas de percurso, determinar sua origem e decidir o que deve ser feito para lidar com a situação.
Quais processos podem ser otimizados?
Traçar e executar processos qualificadamente são requisitos para que uma empresa alcance bons resultados. E há uma série de processos que podem ser melhor desenvolvidos graças à gestão ágil e integrada que a torre de controle logística viabiliza.
O planejamento de todas as atividades pode ser feito com maior clareza devido à visão mais ampla dos dados coletados e processados na torre. Os dados geridos podem fornecer uma base sólida para a análise de eficiência de entrega, cotação de preços e agendamento e roteirização de coletas ou entregas. Além disso, o recurso pode ser utilizado para realizar:
- Controle de demandas;
- Monitoramento constante do status das cargas;
- Cálculo de fretes;
- Cotação de preços;
- Monitoramento de indicadores;
- Correção rápida de problemas.
Como as ferramentas tecnológicas possibilitam essas otimizações?
A implantação das soluções tecnológicas tem por finalidade tornar viáveis todos esses aprimoramentos pretendidos. Para exemplificar:
- Sistemas de rastreamento, comunicação e telemetria acompanham os motoristas durante todas as operações de coleta e entrega.
- Um sistema de gerenciamento de transporte (TMS) é usado para coordenar as operações.
- Ferramentas digitais para o gerenciamento de armazém e transporte auxiliam na gestão das cargas.
- Softwares de gestão empresarial, conhecidos também como ERP (Enterprise Resource Planning), são utilizados para o gerenciamento integrado dos dados de diferentes setores, o que permite uma comunicação mais eficiente e a padronização das ações dentro da empresa.
- Quaisquer outras tecnologias capazes de oferecer suporte ao processamento de informações e levar a empresa a uma produtividade maior.
E qual o papel dos colaboradores nesse processo?
As pessoas são responsáveis por fazer as análises e tomadas de decisão apoiadas nos dados obtidos pelas ferramentas técnicas durante os processos.
Uma equipe de gestão devidamente treinada e com olhar crítico usa os dados compilados na torre de controle logística para desenhar estratégias para as operações. Mais que isso: ela tem o papel de identificar as fragilidades e definir melhores práticas para corrigi-las, além de resolver prontamente os eventuais problemas de percurso.
Como as torres operam na cadeia de suprimentos
É possível dizer que, quanto mais vasta é a cadeia de transporte de carga de uma empresa, maior é a necessidade de que ela tenha uma torre de controle logística.
A torre gerencia o fluxo de mercadorias entre a produção e os centros de distribuição da empresa. Esta pode contar também com várias centrais de monitoramento estabelecidas em locais distintos. Essas centrais monitoram o percurso da carga entre os armazéns e os clientes finais, comunicando-se com os motoristas do transporte para coletar informações.
Os dados coletados, então, são mandados para a torre de controle, onde a equipe de gestão avalia o andamento das operações e define o que deve ser feito em caso de problemas, como falhas mecânicas, acidentes ou roubo de carga. Ou seja, isso reforça a segurança durante os transportes. E essa centralização das informações é essencial para que haja uma padronização nas ações tomadas pela empresa.
Reforço no comprometimento com o cliente
Ao fechar um negócio com um cliente, a empresa se compromete a entregar o produto a ele no tempo certo e de forma íntegra. Manter toda a logística de transporte funcionando bem para que isso se cumpra pode ser um desafio. Uma preparação insuficiente, com alguma brecha na agenda ou no roteiro, pode levar a imprevistos.
Por acompanhar os transportes em tempo real, a torre de controle logística facilita e agiliza a correção desses imprevistos quando eles ocorrem. Assim, evita-se que o problema afete o cliente e cause aborrecimentos que o fariam perder a confiança na marca.
Melhor aproveitamento dos recursos
Um olhar mais amplo e detalhado sobre as operações permite que se aproveite melhor os recursos empregados no transporte de carga. Por exemplo, os gestores conseguem visualizar melhor os recursos que têm à sua disposição e entender melhor as rotas para aproveitar os mesmos veículos para outras coletas ou entregas.
Outra possibilidade é gerenciar melhor a carga e o espaço de armazenamento, impedindo que os veículos rodem com espaço ocioso. Ações simples como essa economizam combustível e tempo.
Melhor aproveitamento do tempo
Tempo também é um recurso valioso para qualquer negócio. Tomar determinadas decisões dentro da empresa muitas vezes requer certa burocracia, sendo necessárias várias coletas de dados e reuniões entre gestores para que algo seja decidido.
Isso pode impactar muito as empresas, sobretudo as de grande porte. Às vezes é necessária uma decisão rápida para lidar com uma situação problemática, e a burocracia demasiada pode atrapalhar o andamento das coisas e tornar esses problemas ainda mais sérios.
Nesse contexto, a torre de controle logística pode oferecer de forma rápida a resposta necessária para que a avaliação do problema seja feita e a decisão correta seja tomada, evitando que a situação de risco tome proporções maiores.
Este conteúdo foi útil para você? Acha que a sua empresa pode estar precisando de uma torre de controle logística para manter todas as informações integradas e operações otimizadas? Conheça em nosso site as soluções que a Moby oferece e, caso se interesse, entre em contato conosco.