Cada vez mais a produção agrícola busca recursos – maquinário, ferramentas, sistemas, tecnologia, informações, serviços, etc – que aprimorem seus processos. Nesse cenário, é cada vez mais presente a Torre de Controle no Agronegócio. Mas, você sabe como ela funciona na prática e quais são os benefícios na sua utilização? Para saber isso e muito mais, confira esse artigo completo!
O que é a Torre Controle no Agronegócio?
A Torre de Controle Logístico é utilizada para mapear informações constantemente sobre as operações às quais ela é aplicada.
Ou seja, a Torre de Controle reúne monitoramento, aquisição de dados e compartilhamento de informações para os gestores de uma empresa. Quando aplicada ao agronegócio, a Torre de Controle é capaz de planejar, monitorar e controlar as operações agrícolas de maneira online e em tempo real.
Como funciona a Torre de Controle no Agronegócio?
Na prática, quando aplicada a uma operação agro, a Torre de Controle é capaz de fornecer informações sobre todos os processos da produção. Com auxílio de equipamentos tecnológicos que são instalados no solo, nos veículos e em outros maquinários utilizados, além de drones e câmeras – que observam a plantação à distância -, uma equipe de profissionais qualificados recebe os dados, que são analisados para que as decisões sejam tomadas rapidamente.
Vantagens de implementar a Torre de Controle no Agronegócio: quais são?
As vantagens de aplicar a Torre de Controle no Agronegócio são várias. Isso porque ela pode ajudar os gestores do campo a aumentar a sua produtividade, reduzir despesas e ainda permite tomadas de decisão mais assertivas.
Para saber mais vantagens da implementação da Torre de Controle no campo, confira os tópicos abaixo.
-
Monitoramento e rastreamento
A Torre de Controle permite controle total sobre todos os ativos transportados e manipulados em tempo real, permitindo aumento na assertividade e na eficiência dos processos.
-
Centralização de informação
Outra vantagem da Torre de Controle é a possibilidade de uma centralização de informações mais eficiente e estratégica. Isso porque, com tantas ferramentas sendo utilizadas e gerando informações simultaneamente, os gestores desses processos conseguem observar toda a cadeia envolvida de maneira mais fácil e ágil.
-
Definição de métricas
A definição de KPIs (Key Performance Indicator) também é uma possibilidade que auxilia profissionais da área a entender como anda a operação, analisando numericamente o desempenho dos processos e, consequentemente, quais são os pontos fortes e os de melhoria.
Como implementar uma Torre de Controle?
Se interessou pelos benefícios de utilizar a Torre de Controle no Agronegócio, mas não sabe como implementar essa ferramenta do zero na sua empresa? Então conheça a MOBY!
Somos especializados na implementação, na gestão e em consultorias destinadas a empresas que desejam utilizar a Torre de Controle como ferramenta principal para o monitoramento e controle logístico e no agronegócio.