Tudo sobre o avanço do etanol de milho: Quais as expectativas para os próximos anos?

O etanol, como biocombustível para automóveis, é uma alternativa bastante popular pois apresenta benefícios quando comparado aos combustíveis fósseis. Na prática, a utilização do etanol é uma das principais ações sustentáveis para redução de emissão de gases de efeito estufa. Além disso, dados do setor agrícola brasileiro mostram o crescimento na produção do Etanol de Milho, biocombustível alternativo ao tradicional de cana-de-açúcar.

Mas afinal, quais são as tendências do mercado de combustíveis brasileiros para os próximos anos? Para descobrir, continue a leitura!

Produção de Açúcar

A cana-de-açúcar é o principal insumo usado para a produção de biocombustíveis no Brasil.

A produção de cana-de-açúcar na safra de 2023/24 totalizou 6,52 milhões de toneladas. Na safra anterior, de 2022/23, a produção da commodity totalizou 6,10 milhões de toneladas, aumento anual de 7,02%, apontam dados de Produção Agrícola do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Além disso, a produção de cana-de-açúcar da safra 2023/24 é a maior registrada desde 2019, quando o insumo totalizou 6,52 milhões de toneladas.

Confira a série histórica de produção de Cana de Açúcar no Brasil:

Fonte: Conab (Companhia Nacional de Abastecimento)

Produção de Etanol de Milho

Mesmo com aumento na produção de Cana de Açúcar no Brasil, a produção e o consumo do Etanol de milho vem ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional.

Nos últimos cinco anos, a produção de etanol de milho no Brasil saiu de zero para cerca de 6 bilhões de litros em 2023, o que representa um aumento de 19% do volume do biocombustível produzido no Centro-Sul do país, segundo dados da Conab.

“A produção de milho no Brasil deverá ser de 126,941 milhões de toneladas na próxima safra, 12,5% a mais do que a produção registrada na safra 2021/2022, essa alta vai sustentar o crescimento do mercado de etanol”, afirma a União Nacional do Etanol de Milho.

Como lidar com os desafios logísticos?

Uma mudança tão significativa na produção e no consumo de combustíveis no Brasil pode apresentar diferentes desafios para empresas do setor logístico.

Pensando nisso, é fundamental que negócios do setor preparem-se para atender as tendências do mercado com previsibilidade e uma gestão ativa dos seus processos.

A Torre de Controle Logístico é uma solução potente que pode auxiliar a sua empresa em diferentes ações para a estruturação de processos logísticos. Quer saber como utilizá-la para aumentar os seus resultados operacionais?

Fale com um consultor MOBY e descubra como implementar uma Torre de Controle personalizada para os objetivos e as necessidades da sua empresa!

plugins premium WordPress