Hoje em dia as empresas dos mais diversos setores têm buscado incessantemente maneiras de otimizar seus processos organizacionais a fim de alcançar níveis de produtividade mais elevados. Em meio a esse contexto, ouvimos falar sobre diversas alternativas inovadoras, que surgem para atender à demanda do atual momento da indústria, entre ferramentas, métodos, processos e até mesmo formas de negócio.
Uma dessas alternativas é o BPO, um modelo de prestação de serviços de empresa para empresa. Ele permite que empresas deem um direcionamento mais focado às atividades essenciais do negócio e obtenham um aproveitamento maior. Esse tema despertou o seu interesse? Então acompanhe o artigo para entender melhor esse conceito.
O que é BPO?
O conceito é simples. Business Process Outsourcing (traduzido como “Terceirização de Processos de Negócios”), ou simplesmente BPO, é um tipo de terceirização em que a empresa contratada assume uma determinada atividade ou mesmo um setor inteiro de outra empresa, como a logística e a TI, por exemplo.
A tarefa de uma empresa BPO consiste em oferecer ao cliente uma gestão estratégica, agregando tecnologias e processos inovadores e uma equipe de pessoas com conhecimento qualificado. Assim a empresa contratante pode focar no core business sem ter de dedicar atenção demais a tarefas secundárias.
Por que BPO é uma tendência forte no mercado?
Esse modelo de negócios já existe desde os anos 90, e foi com a virada para o século 21 que essa prática começou a ganhar força. Fato é que, com o passar do tempo, esse modelo de negócio vem se tornando cada vez mais popular. Uma prova disso é um estudo realizado pela Grand View Research, empresa internacional de consultoria e pesquisa de mercado.
Os dados da pesquisa, realizada em países de todo o mundo, incluindo o Brasil, estimaram o tamanho do mercado global de Business Process Outsourcing em 2020 como US $232,32 bilhões, com uma previsão de US $245,91 bilhões em 2021.
Uma das principais razões para essa alta é que as empresas estão buscando cada vez mais (e com razão!) a redução de custos operacionais. E, tendo isso em mente, investir tempo demais em tarefas secundárias pode não ser um bom negócio.
Como esse modelo de terceirização pode ajudar a sua empresa
Para que você entenda melhor que impactos positivos esse tipo de terceirização pode trazer ao seu negócio, resumimos essa informação em 3 principais benefícios:
Economia
Ao contratar uma BPO, você só precisa checar a reputação e a eficiência da empresa de um modo geral, e não de cada candidato a uma vaga, como seria caso você optasse por desenvolver um setor interno. Essa é uma grande economia de esforço, que pode ser direcionado para outros elementos/quesitos importantes da empresa.
Além disso, todo investimento em tecnologia e capacitação de pessoal é de incumbência da empresa terceirizada, permitindo que você economize dinheiro e tempo.
Produtividade
Como já dito anteriormente, o cliente consegue se dedicar mais às atividades que formam o pilar do negócio. Direcionando os esforços àquilo que diretamente dá lucro à empresa, obtém-se muito mais produtividade.
Qualificação e transparência
Existe muita transparência na relação entre uma empresa BPO e a sua cliente. O serviço é feito por um pessoal especializado nas tarefas contratadas. Há uma avaliação de desempenho e as informações sobre todos os procedimentos são prestadas aos gestores em relatórios.
Como funciona a Business Process Outsourcing
Qualquer processo ou serviço de uma empresa que não seja o seu core business pode ser terceirizado, tanto dos departamentos backoffice quanto dos front office. O setor em questão pode funcionar nas dependências da empresa contratante ou da empresa contratada. Isso varia de acordo com as particularidades do serviço prestado e das empresas envolvidas.
Uma SLA (um Contrato de Nível de Serviço) é acordada para orientar as especificidades do serviço, padrões de qualidade que devem ser seguidos e indicadores de performance. A partir daí, a empresa de Business Process Outsourcing atua exatamente como um setor interno da empresa cliente atuaria nas funções a ela designadas.
BPO pode se aplicar a quais setores
Acompanhe a seguir os principais departamentos que costumam ser atendidos pela terceirização de processos de negócios. São todos setores vitais para a sobrevivência da empresa, mas não correspondem à atividade diretamente responsável por gerar renda. Deste modo, acaba sendo muito proveitoso terceirizar esses serviços.
Recursos humanos
O setor de RH requer a realização de uma série de processos trabalhosos, como planejar e executar recrutamentos, organizar inúmeros documentos e várias outras atividades essenciais para o planejamento de pessoal. Uma BPO de RH pode fazer tudo isso de forma eficiente, organizando dados de maneira acessível e ajudando a empresa a gerenciar seus colaboradores.
Contabilidade
Uma empresa de Business Process Outsourcing pode administrar de forma integrada todos os processos de escrituração, contratos, movimento bancário, folha de pagamento, entre outras. Ela tem a responsabilidade de garantir que os processos contábeis e fiscais estejam de acordo, evitando problemas legais.
Setor jurídico e compliance
Se uma empresa falha em cumprir com alguma exigência legal, ela pode atrair muitos prejuízos, que vão desde perdas financeiras devido a multas até o comprometimento da reputação da marca. Uma BPO jurídica ou em compliance tem a capacitação necessária para monitorar as atividades da empresa e garantir as conformidades legais e fiscais.
Tecnologia da Informação
Em um mercado cada vez mais abraçado pelas tecnologias digitais, o departamento de T.I. tem valor vital em uma organização. A empresa de terceirização de T.I. tem a missão de manter em perfeita condição os servidores da empresa e toda tecnologia de informática e processamento de dados, prestando suporte técnico sempre que necessário.
Setor comercial
Esse setor é de extrema importância para que uma empresa seja bem sucedida no mercado e requer profissionais muito bem capacitados. Para que as equipes e gestores possam se dedicar mais aos processos de produção e deixem esse setor em boas mãos, é possível recorrer também à BPO.
Logística e transporte
Contratar uma empresa BPO para assumir o planejamento logístico e o transporte de mercadorias na sua organização pode melhorar muito o desempenho das suas entregas. Você investe na produção otimizada enquanto ela faz com que os seus produtos de qualidade cheguem até o cliente final devidamente nos prazos estabelecidos.
Ao contratar uma empresa de BPO, certifique-se de optar por uma que seja realmente qualificada e capaz de atender às suas necessidades. A Moby é uma empresa especializada em implantação e operação de torre de controle logística. Conheça nossas soluções e entenda como podemos contribuir com o seu negócio.