Gestão logística: como ter uma gestão estratégica e eficiente

Desenvolver uma gestão logística eficiente pode ser um desafio para muitas empresas, mas é uma necessidade a ser suprida. As atividades desse setor precisam ser executadas com rapidez e precisão e com o mínimo de falhas para que a cadeia produtiva da empresa tenha o máximo proveito e as necessidades do cliente possam ser atendidas da melhor forma.

Tendo isso em mente, este artigo vai lhe mostrar algumas medidas que você pode tomar para ter uma gestão logística competente.

 

Por que investir em gestão logística

A logística tem um papel fundamental na cadeia produtiva de uma organização: a de garantir a disponibilidade das mercadorias necessárias, na quantidade, no local e no momento exato em que são solicitadas. E essa função é exercida por meio de atividades que incluem gerenciamento de frota para transporte de mercadorias, roteirização de entregas, controle de estoque, entre tantos outros processos.

Mas, para que todas essas atividades sejam executadas de forma eficiente e produtiva, é necessário desenvolver um planejamento minucioso, fundamentado em uma série de dados de processos. Uma boa gestão estratégica é capaz de evitar falhas que resultariam em clientes descontentes e baixa reputação da empresa.

A partir daqui você verá algumas orientações que ajudarão a conduzir melhor as medidas da gestão logística do seu negócio.

 

Acompanhe os processos sob uma perspectiva mais ampla

Em gestão logística, gerenciar cada tarefa ou aspecto da cadeia de suprimentos isoladamente não é efetivo, pois cada elemento funciona dentro de um contexto maior. Por exemplo, melhorias no armazenamento e gerenciamento de carga podem levar a um proveito maior da frota, o que, por sua vez, economiza combustível.

Visualizando a cadeia em sua totalidade é possível desenvolver estratégias para aproveitar melhor os recursos e otimizar custos. E, nesse aspecto, contar com certas ferramentas tecnológicas facilita muito a visualização e o controle das variáveis que levam à produtividade elevada.

 

Invista em tecnologia

Gerenciar um setor logístico sem o amparo das devidas ferramentas tecnológicas é impensável nos dias de hoje. Especialmente no que diz respeito a ferramentas de coleta e tratamento de dados. Vivemos em uma era digitalizada, onde o acesso a informações vastas e precisas faz uma diferença primordial na hora de conduzir os processos de uma cadeia logística.

Deixar de utilizar ferramentas tecnológicas que permitam a coleta de indicadores avançados sobre cada operação em andamento é o mesmo que ficar preso ao passado e deixar que a concorrência dispare à sua frente.

Por outro lado, recorrendo aos recursos tecnológicos certos para a gestão logística, o administrador tem muito mais embasamento para criação de estratégias. Ele pode identificar os motivos pelos quais uma falha ocorreu e, assim, tomar medidas para que situações semelhantes não voltem a ocorrer, traçando planejamentos mais seguros e desenhando fluxos de trabalho mais eficientes.

 

Busque integração entre processos

Integração é a base para uma gestão logística de sucesso. E ela só é possível graças a tecnologias como os sistemas ERP. Amparados por ferramentas de coleta de dados, esses softwares de gestão empresarial integram todos os setores da empresa em uma única interface.

A lógica é simples: os setores da empresa não trabalham sozinhos. O setor de compras, por exemplo, precisa estar em contato com o de estoque para saber quais e quantos recursos devem ser reabastecidos. E o gestor logístico tem a missão de promover o compartilhamento de informações entre os segmentos que contribuem na cadeia produtiva.

 

Cuidados no controle de estoque

Executar um bom manejo de estoque é essencial para uma gestão logística eficiente, afinal, ele é o ponto de partida em uma cadeia de distribuição. Se o estoque estiver em baixa, então a empresa não poderá atender aos seus clientes na demanda exigida. Por outro lado, é bom evitar o gasto excessivo com uma quantidade de mercadorias além do necessário.

Existem também tecnologias que ajudam a manter o estoque em dia, na medida certa. São recursos de IA que captam imagens e as interpretam, podendo assim identificar a necessidade de reposição de um item no estoque e emitir um alerta automático.

 

Cuidados no transporte

Disponibilidade de frota e cuidados com os veículos não são os únicos pontos que devem chamar a atenção da gestão logística no que diz respeito ao transporte. Algumas mercadorias requerem condições específicas nessa operação. Temperatura controlada é um exemplo.

Felizmente, até mesmo para essas situações existe a possibilidade de acompanhamento por meio de ferramentas como sensores que indicam aos gestores quando tais condições de transporte estão fora do recomendado. Isso possibilita que decisões sejam tomadas rapidamente e informadas ao motorista que está realizando o transporte para que as medidas corretas sejam adotadas antes que a situação saia do controle.

 

Cuidados na armazenagem

Também é papel de uma gestão logística eficiente organizar os armazéns de forma a facilitar e agilizar os processos de carregamento e descarregamento. Uma prática muito útil é priorizar a disposição dos itens de maior saída em um local mais acessível que aqueles que não costumam ser tão movimentados.

Estratégias bem simples, concorda? Mas, por descuido, ela é muitas vezes deixada de lado e acaba fazendo muita diferença na rapidez das entregas. Percebe novamente como os processos estão sempre interligados? Uma única medida é capaz de impactar positivamente diversos aspectos da cadeia logística.

 

Invista em capacitação de pessoal

Promover treinamentos para capacitação dos operadores é uma tarefa importantíssima da gestão logística, afinal ela impacta diretamente a eficiência dos processos. Funcionários despreparados para manejar certas mercadorias podem acabar cometendo algum erro e prejudicando a carga.

Sendo assim, investindo em qualificação de mão de obra, você evita pôr em risco recursos materiais importantes e, em muitos casos, até a segurança do trabalhador. Fora que investir nos seus trabalhadores provoca neles uma satisfação pessoal que resulta em motivação e maior produtividade.

 

Contrate pessoal especializado

Por falar em pessoal qualificado, não podemos deixar de mencionar a importância de terceirizar empresas especializadas para compor o quadro logístico do seu negócio. Uma empresa com expertise na área pode contribuir com a implementação de processos otimizados, tecnologias integradas e preparação de equipe para alcançar melhores resultados em operações logísticas.

A Moby, por exemplo, é especialista em implementação de torre de controle logística, atendendo a vários nichos do mercado e ajudando empresas a aumentarem sua produtividade através do investimento na cadeia logística. Venha conhecer nossas soluções.

Sumário

plugins premium WordPress