Uma das tarefas mais desafiadoras no transporte de cargas agrícolas é garantir que esses produtos sejam conservados por tempo suficiente para que cheguem em bom estado até os consumidores finais. A perecibilidade de produtos agrícolas e as condições que garantem a maior durabilidade desses itens varia muito entre transporte, embalagem e temperatura. Segundo relatório das Nações Unidas, o Brasil desperdiça 30% da sua produção agrícola todos os anos, durante a fase de transporte e armazenamento desses itens.
Por isso, padrões pré-estabelecidos por órgãos regulamentadores de transporte e armazenamento de produtos perecíveis devem ser seguidos para uma cadeia logística com menor desperdício.
Nesse artigo, descubra o que são produtos perecíveis, como transportá-los e garantir uma distribuição eficiente desses bens.
Transporte de carga perecível: o que é?
O principal objetivo do transporte de cargas é garantir a distribuição de produtos de forma segura, levando em consideração o armazenamento e a preservação deles.
No caso de cargas perecíveis, os cuidados são ainda maiores e devem respeitar mais normas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a responsabilidade da segurança de alimentos e itens para consumo é dos integrantes da cadeia de produção.
Carga perecível: transporte e classificação.
Afinal, se um dos objetivos da cadeia logística é garantir a distribuição e preservação de produtos perecíveis, como podemos definir esse tipo de carga?
De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cargas perecíveis podem ser caracterizadas como todas aquelas compostas por produtos passíveis de deterioração ou que tenham composições que exijam condições especiais (como temperatura e/ou arejamento, por exemplo) para manter suas características orgânicas.
Além disso, todas as cargas/produtos perecíveis devem ter um data de validade, que diga qual é a data-limite para o consumo daquele item.
Como fazer o transporte de cargas perecíveis?
Sabendo o que são as cargas perecíveis e a importância da logística para evitar, ao máximo, a perda e a deterioração desses produtos, descubra quais são algumas das regulamentações para transportá-los segundo o Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS-SP):
- Os meios de transporte de alimentos destinados ao consumo humano, refrigerados ou não, devem garantir a integridade e a qualidade a fim de impedir a contaminação e deterioração do produto;
- Não é permitido transportar no mesmo compartimento de um veículo alimentos e substâncias estranhas que possam contaminá-los;
- Não é permitido transportar pessoas e animais junto com os alimentos;
- A cabine do condutor deve ser isolada da parte que contém os alimentos;
- Os veículos de transporte de alimentos devem possuir Certificado de Vistoria, de acordo com o Código Sanitário vigente.
Como garantir a eficiência do seu transporte.
Saiba como transportar suas cargas! Evite problemas e melhore sua cadeia de distribuição com a MOBY.
Conheça nossas soluções em Torre de Controle e receba suporte em tomadas de decisão e monitoramento ativo de cargas, maximizando sua produtividade, reduzindo custos e garantindo a segurança no seu transporte.
Leia mais.
Quer saber mais sobre cadeia logística e como melhorar seu desempenho em transporte de cargas? Leia mais artigo da MOBY e descubra como podemos te ajudar.