Análise de inventários: como fazer, ferramentas e principais indicadores.

O controle e a análise de inventários podem ser uma ótima solução para o sucesso de uma empresa. Afinal, com essa estratégia é possível avaliar o desempenho de vendas, controlar estoque e estabelecer um fluxo de caixa mais assertivo.

Contudo, para fazer análise de inventários de maneira estratégica é fundamental a utilização de ferramentas ideais e o acompanhamento de métricas.

Para saber como gerir um inventário de forma analítica e garantir melhores resultados operacionais, basta continuar lendo esse conteúdo até o final. Vamos juntos?

O que é análise de inventários?

A análise de um inventário pode ser entendida como um conjunto de tarefas que tem como objetivo principal fazer a classificação, identificação e gestão de mercadorias em um espaço determinado.

Os inventários são muito usados em empresas com foco logístico porque eles permitem tomadas de decisão mais assertivas e coerentes com a realidade de estoque da marca.

Vantagens da análise de inventários

Mas afinal, quais são as vantagens na aplicação da análise de inventários?

De forma geral, os principais benefícios obtidos por empresas que optam por implementar a análise de inventários são:

  • Melhora no gerenciamento de estoque;
  • Redução de desperdícios;
  • Maior controle financeiro;
  • Otimização do controle do estoque;
  • Auxilia na previsão de vendas e compras.

Como fazer a análise de inventários?

A principal forma de implementar a análise de inventários hoje em dia é por meio de sistemas Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Esses são softwares especializados no controle de estoque tecnológico e permitem maior otimização de processos e atividades.

Vale ressaltar que é fundamental a utilização de uma plataforma que contemple as necessidades da sua empresa. Portanto, avalie a demanda do seu negócio, o quadro interno, quais serão os dispositivos necessários para a implementação e como funcionará a transição para a automatização do inventário.

Métricas de análise de inventários:  quais fatores considerar na hora de mensurar resultados? 

Uma das principais vantagens na aplicação da análise de inventário é a possibilidade de mensurar resultados por meio de KPIs (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de desempenho, em português).

Com essas métricas, você e sua equipe podem avaliar o desempenho das suas operações e definir planos estratégicos ou de contingência, além de tomar decisões baseadas em dados mensuráveis e tangíveis.

As principais métricas para avaliar na análise de inventários são:

  • Gira de estoque;
  • Taxa de retenção de estoque;
  • Custo médio de inventário;
  • Prazo médio de estocagem.

Torre de Controle como software de gestão de inventários

Conforme já mencionado, uma ótima forma de analisar resultados, otimizar processos manuais, reduzir gastos com desperdícios e aumentar a rentabilidade do seu negócio é usar um software especializado na gestão de estoque e manutenção de mercadorias.

Quer saber como fazer tudo isso de forma simples e sem a necessidade de grandes investimentos? Conheça a Torre de Controle Logístico da MOBY e conheça o software ideal para o seu negócio! MOBY é tecnologia, é logística, é performance.

 

Sumário

plugins premium WordPress