A gestão de processos logísticos é uma função predominante para o bom funcionamento de uma cadeia de distribuição e, para que isso aconteça, diversos procedimentos e análises devem ser feitos. Acompanhar tudo que acontece ao longo de toda a cadeia, analisar os dados mensurados e implementar um planejamento estratégico pode parecer muita coisa. Mas, com uma Torre de Controle Logística, fica muito mais fácil.
Leia este artigo e descubra como a implementação de uma Torre de Controle Logística pode te ajudar a gerir sua cadeia de distribuição em cada etapa do processo e minimizar riscos operacionais.
O que faz uma Torre de Controle Logística
Explicando de maneira simples, uma Torre de Controle Logística é uma central de integração operacional responsável por coletar, analisar e gerenciar informações envolvidas em processos logísticos com objetivo de melhorar os procedimentos internos de uma cadeia de distribuição.
Logo, as Torres de Controle Logística podem ser entendidas como sistemas de controle que funcionam para maximizar a eficiência das empresas logísticas por meio de análises estratégicas e gerenciamento de dados.
Implementação de Torre de Controle Logística
Tendo em vista que as Torres de Controle Logística são ferramentas de centralização de informações, fica mais fácil entender que elas funcionam com mecanismos de busca, como o Google, por exemplo. Dessa forma, a ferramenta auxilia na agilidade de aquisição de informações.
A primeira coisa a se saber na hora de começar o planejamento da implementação de uma Torre de Controle Logística é ter em mente quais são os microprocessos envolvidos na cadeia de distribuição, quais são os recursos disponíveis e entender que informações podem ser analisadas durante todas as etapas.
Dominar os procedimentos internos de uma empresa facilita o entendimento de quais são as dificuldades na hora de gerir as atividades da cadeia de distribuição. Consequentemente, ajuda os profissionais de logística a entender quais métricas analisar para a melhoria na eficiência das operações.
Trabalhe com indicadores-chave de desempenho
Como mencionado, uma Torre de Controle Logística funciona por meio de coleta e análise de informações operacionais. Mas, você sabe como funciona a aquisição desses dados?
Basicamente, a captação dessas informações é feita com sistemas de rastreamento, que sabem quando e onde cada processo de entrega é realizado em tempo real. Dessa forma, o sistema consegue de forma mais estratégica o rendimento operacional da cadeia logística.
Para uma análise mais completa, usa-se KPI (Key Performance Indicators, ou “Indicadores-Chave De Performance” em português) para a análise de dados. Essas informações funcionam como métricas estruturadas que ajudam a realizar a medição do desempenho operacional.
Veja agora quais são as principais informações analisadas em cadeias logísticas:
- Tempo que os veículos ficam parados no trânsito quando saem para as entregas;
- Prazo desde a coleta do produto até seu destino final;
- Total de veículos carregados, entre os disponíveis, os que estão em processo de carregamento e descarregamento;
- Total de atrasos e os motivos;
- Veículos que estão próximos às sedes das empresas.
Saiba como implementar uma Torre de Controle Logística na sua empresa
Você se interessou pela Torre de Controle Logística, mas não sabe como implementá-la na sua empresa? Conheça a MOBY!
Aqui você encontra soluções em Torre de Controle Logística que te ajudam na gestão dos seus processos de transporte e armazenamento de cargas, minimizam seu desperdício e tempo ocioso e te ajudam a aumentar a rentabilidade das suas operações. Acesse nosso site e descubra como podemos te ajudar!