Trabalhar com entrega de produtos é uma grande responsabilidade. Afinal, de nada adianta fazer uma boa venda se o produto não chega até o cliente no prazo prometido e totalmente íntegro. Problemas nesse processo podem manchar a reputação da empresa e acarretar em perda de clientes. Por isso, muitas empresas questionam se devem investir em logística própria ou terceirizada.
Nesse artigo falaremos sobre as diferenças entre as duas modalidades e quais os desafios e vantagens cada uma delas oferece. Leia até o final e descubra qual tipo de frota é a ideal para a sua empresa.
Frota e Logística: O que são?
A primeira coisa que você precisa entender é o conceito de logística e como uma frota pode influenciá-la diretamente (demanda de entrega, tempo, valor por frete e vários outros fatores).
Basicamente, logística pode ser entendida como a função de distribuição de produtos por parte de uma empresa, que deve respeitar o local, a data e as condições de entrega do bem a ser entregue para o destinatário.
Já a frota é o meio de transporte pelo qual essa distribuição vai ser feita. No Brasil o transporte é feito comumente por meios terrestres. Por isso, na maioria das vezes os veículos usados em fretes são caminhões e/ou carros.
Diferenças entre frota própria e frota terceirizada
Agora que você sabe o que é logística e como a frota define a forma com que a distribuição de produtos é feita, saiba quais são as principais diferenças entre uma frota própria e uma frota terceirizada.
Frota própria diz respeito à entrega de um produto feita pela mesma empresa que o produziu. Logo, a contratação de motoristas, as documentações veiculares e de cargas e a garantia de que o produto chegará ao destinatário são de responsabilidade da empresa de origem.
Já frotas terceirizadas são de empresas contratadas por empresas produtoras, que realizam a distribuição de bens da empresa contratante. Vale ressaltar que neste caso a empresa contratante não se responsabiliza por nenhuma das tarefas logísticas principais envolvidas no frete, como: monitoramento de cargas, transporte de produtos ou documentações e legalidades dos veículos e das cargas.
Frota própria versus transporte terceirizado
Entenda agora as vantagens e desvantagens em contratar ou implementar um frota própria ou frota terceirizada:
Frota própria: tudo que você precisa saber
Como falamos anteriormente, as frotas próprias cabem à empresa que produz e distribui seus bens, sendo responsável pelos seus produtos desde a obtenção de matéria-prima até o envio e recebimento dos clientes.
Vantagens da frota própria
As principais vantagens de ter e gerir uma frota própria são:
- Controle completo → acompanhamento na íntegra de todas as etapas e canais de distribuição;
- Independência nas entregas → quando a empresa é dona dos veículos, ela pode fazer os fretes quando e para onde quiser, sem restrições ou limites;
Desvantagens da frota própria
Já a desvantagem é:
- Alto investimento → demanda investimentos, tanto de tempo quanto financeiros, já que dar suporte para esses processos exige profissionais especializados e a compra/manutenção de veículos pode ser cara.
Frota terceirizada : tudo que você precisa saber
Já as frotas terceirizadas são de empresas especializadas, que cuidam exclusivamente dos serviços de transporte, possuem conhecimento na área e prestam estes serviços para outros negócios.
Vantagens da frota terceirizada
- Aumento na produtividade → contratação de empresa especializada permite focar em processos internos;
- Redução de custos → terceirização isenta o contratante de despesas com manutenção de veículos e questões burocráticas.
Desvantagens da frota terceirizada
Já a principal desvantagem é:
- Menor controle → quando uma empresa é contratada para fazer o transporte você não tem controle total sobre a qualidade das entregas ou sobre como elas são feitas.
Como escolher entre frota própria ou frota terceirizada?
Quer saber qual o melhor tipo de frota para a sua empresa e como você pode melhorar sua cadeia de distribuição? Confira na MOBY.
Conheça nossas soluções em torres de controle e descubra como conseguimos melhorar sua produtividade e reduzir seus custos com monitoramento de carga e consultoria logística.
Leia mais
Gostou do conteúdo? Descubra mais sobre logística lendo mais artigos: