Logística integrada: Conceito e aplicações.

Cada vez mais cuidar de processos logísticos de forma integral tem se tornado importante. Garantir que desde a aquisição de insumos com os fornecedores até o transporte para os clientes sejam etapas eficientes é um dos objetivos de qualquer empresa que sonha com uma cadeia de distribuição estruturada. Nesse artigo falaremos sobre o que é a logística integrada, qual o seu objetivo e porque ela é tão importante para negócios que buscam inovação e melhora nos processos.

 

O que é logística integrada

Como o próprio nome indica, a Logística Integrada trata de uma metodologia que integra e cuida de todos os processos logísticos, desde o começo do ciclo com a obtenção de matéria-prima dos fornecedores até a etapa final da cadeia de suprimentos, que é a entrega do produto finalizado para os consumidores.

A logística integrada se mostra muito eficiente, porque empresas que implementam a metodologia conseguem controlar e acompanhar melhor seus processos, mesmo antes da produção de bens até a chegada dos produtos aos clientes.

Ter esse acompanhamento mais próximo é muito pertinente, principalmente porque olhar para os produtos do começo ao fim pode ajudar na inspeção da qualidade em todas as fases de produção.

Como funciona a logística integrada

A logística integrada pode ser dividida em três fases básicas, que representam exatamente  em qual etapa de produção a empresa e seus suprimentos estão. As etapas da cadeia de suprimentos são:

  • Administração de materiais: fase responsável pela entrada e saída de matéria-prima da empresa, que precisa garantir a qualidade dos insumos para uma boa produção;
  • Movimentação de materiais: diz respeito à fase de produção do produto, basicamente faz abastecimento da produção com matéria-prima;
  • Distribuição de materiais: é a etapa que se responsabiliza pela entrega dos produtos finais (pós-produção) para os consumidores.

 

Benefícios da logística integrada

Como mencionado anteriormente, a logística integrada é uma metodologia que age em todas as etapas de aquisição e distribuição de bens, por isso permite o acompanhamento de todos os processos de uma empresa.

Mas, além de garantir monitoramento, a logística integrada possui outros benefícios. Veja abaixo quais são os principais deles:

  • Controle amplo de todos os processos;
  • Organização de etapas;
  • Redução de custos;
  • Maior garantia de qualidade;
  • Aumento na lucratividade;
  • Otimização e agilidade nos processos;

 

Logística integrada: como fazer?

Implementar uma cadeia de suprimentos eficiente e que ajuda na produção de materiais é essencial para o crescimento de qualquer empresa, por isso, é necessário se certificar de que os processos sejam estruturados e eficientes.

Quer saber como implementar a logística integrada na sua empresa e otimizar seus processos, mas não sabe por onde começar? Conte com a MOBY.

Conheça nossas soluções em torre de controle logística e saiba como podemos te ajudar com monitoramento de cargas e suporte em tomadas de decisões. Podemos te ajudar a reduzir seus custos com tempo ocioso e a aumentar a eficiência de toda a sua cadeia produtiva.

 

Leia mais 

Se interessou por esse artigo? Acesse o blog da MOBY e leia outras matérias sobre o mercado logístico.

Sumário

plugins premium WordPress