Inteligência artificial na Logística já é uma realidade? Entenda mais sobre as aplicações.

Cada vez mais fala-se sobre a aplicação da tecnologia nos diferentes nichos mercadológicos. Nesse sentido, muitos profissionais da área questionam se a inteligência artificial na logística já é uma realidade.

Mas, você sabe se a IA já é utilizada em processos logísticos? Para sanar essa dúvida e descobrir tendências tecnológicas do mercado, leia este artigo completo sobre o assunto!

O que é inteligência artificial aplicada à Logística?

A inteligência artificial na logística consiste na utilização de algoritmos de aprendizado, sistemas de inteligência artificial e outras tecnologias de última geração aplicadas a processos da cadeia de suprimentos para melhorar a eficiência das atividades de empresas do setor.

Na prática, essas tecnologias são usadas para coletar, processar e analisar grandes volumes de dados gerados nos diferentes processos logísticos, para identificar padrões e tendências e fornecer informações valiosas para que profissionais a analisem e tomem decisões mais estratégicas.

Aplicações da inteligência artificial na logística: quais são?

Mas, afinal, a inteligência artificial na logística já é uma realidade?

Sim, a inteligência artificial já é uma realidade na logística e inclusive já é usada em diferentes aplicações no mercado, ajudando profissionais do setor a atingir níveis melhores de eficiência.

Confira algumas dessas aplicações nos tópicos abaixo:

  • Otimização de rotas: a inteligência artificial pode ser usada para otimizar as rotas de transporte, considerando fatores como tráfego, tempo de frete, custo com combustíveis, pedágios e manutenção de veículos e disponibilidade de frota;
  • Previsão de demanda: outra aplicação da AI é na previsão de demanda futura, considerando fatores como tendências de vendas, sazonalidade e eventos especiais;
  • Gerenciamento de estoques: na gestão de estoque, a AI utiliza fatores como volume de mercadorias no estoque, projeção de vendas e tempo de reposição de estoque para gerar dados de previsão;
  • Análise de dados: outra utilização muito comum é na geração de grandes volumes de dados, que ajudam profissionais da sua empresa e entender padrões e tendências, a tomar decisões estratégicas e definir processos-padrão mais assertivos;
  • Monitoramento de frotas: por último, a inteligência artificial pode ser usada também para monitorar as frotas ao longo do transporte, coletando e analisando dados em tempo real para melhorar a eficiência e a segurança da entrega.

Como implementar inteligência artificial na logística?

A implementação de uma Torre de Controle Logístico com inteligência artificial pode ser realizada em diferentes etapas,que vão desde a preparação da sua empresa para receber a solução, até a análise de funcionamento dela.

Confira nos tópicos abaixo, algumas das principais etapas para a implementação da Torre de Controle Logística com inteligência artificial:

  • Definição dos objetivos;
  • Coleta de dados;
  • Treinamento do modelo;
  • Monitoramento e ajuste.

Comece a utilizar inteligência artificial com a Torre de Controle Logístico da MOBY

Transforme sua operação logística com a Torre de Controle Logístico Inteligente da MOBY!

As nossas soluções contam com tecnologia de ponta e inteligência artificial, te ajudando a otimizar rotas, prever demanda e aumentar a eficiência do seu processo de entrega.

Acesse o nosso site agora para saber mais sobre as diferentes formas de implementar a Torre de Controle e experimentar as vantagens da sua utilização!

Sumário

plugins premium WordPress