Os 5 melhores indicadores de desempenho logístico.

Das ferramentas mais utilizadas no setor logístico, os indicadores de desempenho que, em poucas palavras, podem ser descritos como um conjunto de métricas quantitativas que mostram a performance de uma série de objetivos e estratégias adotadas pela instituição. Os resultados facilitam o processo de tomada de decisão, o que afeta positivamente na eficiência dos planejamentos estratégicos.

 

Vamos entender um pouco mais sobre como esses indicadores funcionam e como o seu desempenho pode afetar o setor logístico.

 

COMO ELES SÃO MEDIDOS?

Os indicadores de desempenho são medidos de acordo com a demanda da sua empresa, podendo ter características peculiares e compor um processo próprio e personalizado para cada perfil empresarial. Entretanto, existem três pontos-chave que são essenciais. São eles: o transporte, o estoque e a segurança da carga.

Depois de se basear nesses três pontos principais, a empresa determina quais são as ferramentas que gostaria de ter em seus indicadores, que serão mais relevantes para o desempenho e acompanhamento de resultados.

Esses indicadores são extremamente relevantes para avaliação e comparação constante de dados e podem melhorar de maneira significativa a performance da empresa. Além disso funcionam também como uma ferramenta de gestão de pessoas, já que traz à tona informações que podem ser empregadas para valorizar e reconhecer pessoas da equipe. 

 

5 MELHORES INDICADORES DE DESEMPENHO LOGÍSTICO

  • Tempo de Ciclo Perdido

Chamado em alguns casos de Lead Time, a função desse indicador é controlar o tempo que o produto demora para chegar até o cliente, desde o registro do pedido até a sua entrega finalizada. Baseado nesse cálculo, é possível perceber o desempenho de todos os setores, quais estão se saindo bem e quais estão com baixa produtividade.

Ou seja, é uma ferramenta que detecta gargalos nos setores e permite que os gestores pensem em estratégias para eliminar esses problemas. Todas essas informações são baseadas no intervalo entre o dia e hora em que o pedido foi feito e a data em que a entrega foi realizada.

  • Status de Entrega

O status de entrega, ou On-Time Delivery (OTD) é o controle das entregas realizadas dentro do prazo pré-estabelecido, um dos principais pontos do setor logístico. Nesse caso, controla-se também se o pedido foi totalmente entregue ou de forma parcial, se o pedido está correto ou não, entre várias outras informações. Tudo separado por regiões.

Para ter essa informação, é preciso identificar quantas entregas aconteceram dentro do prazo, dividir pela quantidade total de entregas e, por fim, multiplicar o valor obtido por cem.

  • Nível Médio de Estoque

Como o nome já diz, esse indicador mostra o nível médio em que um estoque se encontra, por um determinado período de tempo, considerando uma leva específica de produto. Ele existe para ajudar a empresa a controlar o tanto de mercadorias que ela tem naquele momento, se é o suficiente para aquele período, se foram produzidos mais ou menos produtos do que deveriam, etc.

O ideal é ter no estoque a quantidade suficiente para suprir sua demanda – nem mais, nem menos. Ter mais produtos do que o seu estoque é capaz de suportar pode resultar em custos operacionais elevados, além de aumentar a probabilidade de extravio. Em contrapartida, um estoque com nível de produtos abaixo do esperado faz com que a empresa perca vendas, resultando em uma experiência ruim para o seu cliente.

Para manter o nível de produção adequado é importante se atentar a alguns detalhes como: demanda de produtos, disponibilidade dos itens, prazo de entrega, quanto tempo aquele produto poderá ficar estocado, entre outros.

  • Custos Logísticos

Aqui se identifica quais são os custos logísticos para se manter o seu negócio funcionando, onde estão os maiores e os menores gastos, a fim de perceber excessos e tomar medidas para reduzi-los. Esse é um dos indicadores mais importantes para o setor. Os principais custos a serem considerados aqui são: frete por pedido e sobre a venda, perdas, gastos com devoluções e reentregas, perdas com danos e extravios. Desse modo, é possível avaliar se o orçamento está dentro do esperado.

  • Índices de Ocorrências

O índice de ocorrências é feito para controlar os danos às mercadorias, extravios, danos durante o transporte, desaparecimento, etc. É basicamente uma gestão de riscos que busca evitar situações que possam elevar custos e comprometer a produtividade da produção.

Nesse índice é medido quantos produtos foram perdidos por problemas ou imprevistos e, com o auxílio desses dados, o sistema de produção sofre mudanças que buscam reduzir este número drasticamente, evitando perdas financeiras e impactos negativos em relação à imagem que o cliente tem da empresa.

 

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