Os maiores desafios logísticos pós-pandemia.

A crise que afetou o mundo todo por conta da pandemia da Covid-19 obrigou o mercado a se adaptar aos desafios logísticos e acelerar suas transformações. O setor de logística foi um dos que mais precisou se adaptar a esse novo formato, buscando atender a uma demanda recém-chegada: a explosão dos e-commerces. 

Devido a essas mudanças, o setor passou a enfrentar novos desafios, que relacionam-se principalmente com a flexibilidade e a rapidez com que seus processos precisam acontecer. 

Neste artigo vamos listar três novos desafios logísticos que o setor tem enfrentado e explicar um pouco mais sobre as inovações que têm ajudado as empresas a superar esses percalços

 

  • SEGURANÇA DE TRANSPORTE

O primeiro desafio está diretamente ligado à segurança da carga transportada. Depois da fabricação de um produto, o planejamento do seu transporte é um dos pontos-chave para garantir uma boa experiência de compra para o seu cliente final, considerando qualidade da mercadoria, padrão de embalagem, tempo de entrega e vários outros fatores que vão dizer se o usuário voltará a consumir seus produtos.

Nesse caso, o uso do DT-e (Documento Eletrônico de Transporte) pode auxiliar na resolução do problema, simplificando e otimizando toda a documentação de transportes rodoviários de carga em um só lugar. Essa ferramenta, além de evitar a perda de tempo nas paradas de veículos e longas filas de espera, torna palpável e visível todas as informações sobre uma determinada carga, diminuindo os casos de perda ou roubo de um veículo, por exemplo.

 

  • ARMAZENAMENTO

Outro ponto que assustou um pouco os comerciantes de lojas fixas foi a falta de estrutura para armazenar suas mercadorias. Como a quarentena pegou todo mundo de surpresa, foram muitos produtos que ficaram parados nas prateleiras, mas precisavam ser estocados em locais específicos.

“O que fazer com toda a minha mercadoria?” Essa é uma das perguntas que os comerciantes mais se fizeram nos últimos dois anos. Nesse caso, é preciso ter atenção, uma base de dados eficiente e muita organização ao criar um estoque para os seus produtos. Se você tem um negócio pequeno, uma dica super bacana é manter um estoque menor e trabalhar aos poucos com o que você já adquiriu, além de se atentar às datas de fabricação e, principalmente, à validade dos seus insumos.

Outra solução desenvolvida pensando no mercado logístico é o uso da automação dos armazéns, que, quando implementada com um planejamento detalhado dos sistemas de gerenciamento, pode atuar diretamente na densificação do armazém, otimizando espaço e reduzindo falhas.

 

  • ELEVAÇÃO DOS CUSTOS NO BRASIL

Esse é um desafio que não só o setor logístico tem passado, como toda a população brasileira. O mercado de operações de importação e exportação, por exemplo, foi diretamente atingido e comprometido devido às novas normas sanitárias estabelecidas mundialmente. As operações de nível nacional também foram afetadas.

Os custos operacionais de transporte, que já eram elevados, estão maiores. O aumento dos tributos, o alto investimento nas operações de transporte, entre vários outros quesitos, tornam essa gestão ainda mais delicada para as organizações.

Para maximizar os lucros e tentar diminuir o peso do aumentos dos custos, pode-se usar uma ferramenta chamada ‘Gestão Compartilhada de Aprovisionamentos’, o GMA, que é responsável por disponibilizar dados sobre os custos de transporte e distribuição das mercadorias, com a ajuda de um fornecedor de logística comum. Um software VMI é instalado nesse sistema para auxiliar nesse compartilhamento de dados e gerenciar os níveis de estoque, baseado no consumo real do seu produto.

 

MANTENHA-SE ATUALIZADO!

Com o avanço da tecnologia, processos convencionais acabam se tornando obsoletos com maior facilidade e é aí que as inovações entram, para otimizar a produção e melhorar os resultados das empresas.

Por conta de todas essas questões com as quais o mercado ainda está aprendendo a lidar e solucionar a curto, médio e longo prazos, as empresas de logística têm adotado mudanças que podem melhorar a produtividade e manter o bom funcionamento do setor.

Conforme falamos, investir em desenvolvimento tecnológico é uma das formas de projetar sua empresa no mercado. Dentro desse contexto, uma inovação que pode ser muito útil no seu negócio é a Torre de Controle Logística. Ela é responsável por organizar, gerenciar e distribuir informações relevantes e que auxiliem nos processos de tomada de decisão das empresas. Otimiza tempo e permite que as manutenções preventivas dos setores possam acontecer de maneira efetiva, diminuindo consideravelmente o número de erros e divergências operacionais.

 

Fique por dentro do nosso conteúdo e conheça nossas soluções em Torre de Controle Logística.

Sumário

plugins premium WordPress