A importância de otimizar a produtividade da sua frota é uma necessidade cada vez mais presente. O mercado atual é formado por clientes mais exigentes, prazos mais curtos, carregamentos muitas vezes frágeis e perecíveis e estradas instáveis para circulação de cargas. É exatamente por isso que ter uma gestão de tempo bem pensada é essencial para que as empresas não percam dinheiro e mantenham-se competitivas perante os seus concorrentes.
As instituições que gerenciam bem o tempo são capazes de aumentar sua produtividade, atender um número maior de demandas, construir uma boa imagem perante o mercado e, com todos esses pontos fortes, ter seu lucro maximizado e resultados aprimorados.
No artigo de hoje, mostraremos para vocês como o gerenciamento de tempo pode influenciar positivamente nos processos da empresa, além de mostrar como monitorá-lo de forma eficiente. Vamos lá!
GESTÃO DE TEMPO: O QUE É E COMO EXECUTAR
Gerenciar o tempo em qualquer empreendimento no setor de transportes é, basicamente, garantir que os processos sejam executados de forma eficiente no menor espaço de tempo possível, permitindo que este alcance níveis altos de entregas, utilizando os recursos já disponíveis.
Gerenciar um setor de frotas envolve o uso de ferramentas e medidas adequadas, que garantem a real eficiência dessas operações, no que diz respeito às ordens práticas e as de investimento. Esse planejamento prévio garante não só que os processos aconteçam de maneira correta, mas também traz segurança aos colaboradores envolvidos nas atividades diárias da empresa, como no caso dos motoristas, por exemplo.
Ao priorizar a eficiência e segurança na produtividade, essas empresas poderão colher bons frutos, como o aumento das entregas, a melhora na satisfação do cliente e, é claro, o cumprimento de todos os prazos de entrega e demandas urgentes.
E, como nós já sabemos que “cliente feliz, empresa feliz”, esses cuidados com os processos que envolvem o transporte de mercadorias retorna para a organização em forma de lucratividade alta, motivação de seus colaboradores, aumento da competitividade entre setores e outros benefícios a curto e longo prazos.
Depois de compreender que sua empresa precisa administrar o seu tempo e otimizar processos, chega-se ao ponto em que algumas melhorias precisam acontecer e novas práticas devem ser adotadas.
TREINE SEUS MOTORISTAS
O fato é: o motorista é uma peça fundamental nos processos de transporte, certo? Esse profissional pode ser muito mais influente do que você imagina. Não só como o responsável direto pelas entregas, mas podendo interferir na forma como as pessoas que cruzam com ele pela estrada vêem a sua empresa – isso passa pela forma como a condução é feita, o tempo que em que as entregas acontecem e, até mesmo, pela cordialidade do entregador.
E é por esse motivo que todos os profissionais que vão conduzir os seus caminhões de carga precisam receber um treinamento personalizado, para que saibam como se portar em diferentes ambientes, seja ele no trânsito ou na porta de um consumidor.
TECNOLOGIA NA GESTÃO DO TEMPO
Com auxílio da tecnologia, é possível criar novas rotas, melhores e mais eficazes para as entregas. Isso influencia diretamente nos custos operacionais com manutenção e combustível, por exemplo.
Os softwares de gestão são utilizados para auxiliar na tomada de decisão dos gestores, fornecendo dados gerenciais robustos e bons parâmetros de análise, que podem revelar adversidades que antes não podiam ser enxergadas.
FAÇA MANUTENÇÕES DAS FROTAS
É muito usado o termo ‘manter a frota competitiva’, que significa basicamente realizar as manutenções dos seus veículos com a periodicidade necessária. Esta é uma das ferramentas principais de uma operação que envolve transporte, até porque sem o veículo as entregas não podem acontecer.
Esse cuidado é importante não só para garantir a segurança dos motoristas e evitar acidentes no trânsito, mas também para assegurar que os colaboradores tenham em mãos uma ferramenta em pleno funcionamento para fazer as entregas no prazo estabelecido e com a qualidade esperada. Portanto, sempre troque os pneus, mantenha fluídos ativos, reposicione ou troque peças, caso seja necessário e, o mais importante, realize testes de funcionamento diários. Essa manutenção preventiva pode te livrar de muita dor de cabeça desnecessária.
ESTABELEÇA PRIORIDADES
Seja minucioso ao montar o mapa de entregas da sua empresa. É preciso se atentar a prioridades. As primeiras rotas devem ser as com cargas urgentes que estão perto do prazo máximo de entrega ou são perecíveis, por exemplo, e em sequência as demais entregas vão acontecendo – considerando também esses dois pontos.
Esse cuidado vai resultar em um bom desempenho da sua transportadora, além de impactar diretamente no nível de satisfação dos clientes, baseado em seus resultados.
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